Pisa
A cidade da torre inclinada!
Pisa
Nosso próximo destino, ainda na região da Toscana foi Pisa, distante 85 quilômetros de Florença.
Pisa é conhecida mundialmente por sua famosa torre inclinada e por ainda manter sua identidade medieval.
A cidade do famoso astrônomo, físico e matemático italiano Galileu Galilei é bem pequena, no entanto, no passado, já desempenhou um papel central na história italiana, especialmente quando a República Marítima dominou as rotas comerciais do mar Mediterrâneo.
Após deixarmos nosso motorhome em um estacionamento pago em um posto de gasolina, seguimos em direção à Praça dos Milagres (Piazza dei Miracoli), localizada no centro da cidade, e, muitas vezes, erroneamente chamada de Campo dos Milagres (Campo dei Miracoli).
Na verdade, Campo dos Milagres é uma zona imaginária citada na história original de Pinóquio, local onde, enganado pelo Gato e pela Raposa, o bonequinho de madeira semeou suas moedinhas de ouro.
Por isso, para os pisanos, é ofensivo chamar a Praça dos Milagres de Campo dos Milagres.
Após atravessarmos os muros construídos para proteger o centro religioso da cidade, a visão que tivemos do complexo foi de "encher os olhos", principalmente, pelos seus imponentes monumentos, construídos entre os séculos XI e XIV.
A praça, o maior complexo medieval da Europa, é um caso único no âmbito da arquitetura medieval italiana, pois é um conjunto de obras brancas e delicadas, que se destacam em um gramado verde, criando um efeito belíssimo.
No primeiro plano, está o Batistério, no segundo a Catedral (o Duomo) e, ao fundo, a famosa Torre inclinada.
Projetado por Diotisalvi, inspirado no Panteão, de Roma e no Santo Sepulcro, de Jerusalém, o Batistério tem o mesmo estilo arquitetônico da Catedral e é o maior da Europa.
A Catedral é uma verdadeira obra-prima, testemunha do prestígio e da riqueza, obtida pela República Marítima de Pisa no auge do seu esplendor.
Dedicada à Santa Maria Assunta (Assunção de Maria), ela é um tesouro de arte italiana. A fachada é de mármore cinza e branco e apresenta decorações de mármore colorido, enquanto a porta principal é de bronze.
O Duomo é um exemplo maravilhoso da chamada Pisa Romântica e, segundo a lenda, é aqui que está o candelabro de incenso que Galileu Galilei observou para "desenhar" a "Lei do Isocronismo do Pêndulo".
Por fim, chegamos na atração principal de Pisa: a famosa Torre inclinada. Na verdade, ela foi construída para ser uma torre sineira, no entanto, com o passar do tempo, acabou se transformando no símbolo da cidade e, certamente, em um dos mais famosos monumentos italianos.
Com sua elegância inconfundível por causa da sua estrutura arquitetônica e sua inclinação particular, o monumento demorou quase 200 anos para ser concluído.
Ela tem quase 56 metros de altura e 7 andares (cada um com um sino para cada nota da escala musical).
Os aventureiros que quiserem subir até o topo, terão que encarar 296 degraus, distribuídos em três lances de escadas em espiral.
Muitas pessoas tem curiosidade em saber o motivo da inclinação da torre. A principal teoria é que o solo cedeu, pois era inadequado para suportar grandes pesos, no entanto, também existe a hipótese de uma fundação mal construída.
Mas é justamente a inclinação que é o charme da Torre, fazendo que este seja um ponto obrigatório de visita para todos os turistas que passam por aqui.
Afinal, não há quem se depare com o monumento e não queira tirar, pelo menos uma foto diante dele, fazendo as mais diversas e criativas poses com a torre.
* * * * *