Siena
A cidade das corridas de palio!
Siena
Após saírmos de Assis, na região da Úmbria, seguimos viagem em direção à Toscana, uma das mais belas regiões da Itália, repleta de simpáticas cidades medievais, cercadas de "muralhas e portões romanos" por todos os lados.
A primeira cidade que visitamos nessa região foi Siena, a qual, segundo a mitologia romana, teria sido fundada por Sénio, o filho de Remo... isto mesmo, um dos irmãos alimentados pela loba.
Na cidade existem vários monumentos com imagens da loba alimentando Rômulo e Remo.
Como era um domingo, não tivemos dificuldade para estacionarmos nosso motorhome. Assim, após estacionarmos, atravessamos o portão principal da cidade e seguimos em direção ao centro.
Logo na entrada, percebemos que alguma festa estava acontecendo, pois as ruas da cidade estavam todas decoradas com bandeiras azuis e detalhes vermelhos.
Conversando com alguns nativos, descobrimos que se tratava dos preparativos para a famosa Corrida de Cavalos do Palio (Palio Delle Contrade), uma disputa realizada, anualmente, entre os 17 distritos (confrades) da cidade.
Justamente naquele dia, estava ocorrendo o desfile da Confraria dos Cavaleiros devotos de São Caetano.
Os cavaleiros competem vestidos com roupas típicas tradicionais e bandeiras de sua paróquia e, o vencedor, recebe um estandarte (palio, em italiano), com a imagem de Nossa Senhora.
Continuamos nosso passeio até chegarmos no centro da cidade. É lá, na Praça do Campo (Piazza Del Campo), uma praça em formato de leque, que acontecem as famosas corridas de palio.
O mais curioso dela é seu chão inclinado, um atrativo para os vários grupos de pessoas que costumam ficar por ali, nos dias de verão, sentados tomando um banho de sol e apreciando a paisagem.
No centro da praça, encontra-se o Palácio Público (Palazzo Pubblico), em estilo gótico, onde funciona a câmara municipal.
Ao lado dele, está a Torre de Mangia (Torre Del Mangia), uma torre esguia do século XIV, com mais de 100 metros de altura.
Quem quiser se aventurar, deverá encarar mais de 400 estreitos degraus, mas, se encarar, lá no topo, na coroa branca, terá uma magnífica vista panorâmica da cidade.
É claro que é impossível passar aqui e não visitar a Catedral de Siena e seu Batistério, em estilo romântico-gótico, a qual surpreende por sua grandeza e fachada especial em mármore branco, com decorações em mármore verde serpentinito.
Repleta de detalhes, dentre os quais as listras em preto e branco que se destacam, desde a entrada em sua fachada, até a região interna da catedral, com seus belíssimos mosaicos, vitrais, pinturas e esculturas.
O centro histórico de Siena é um verdadeiro charme. Além de suas ruas estreitas em estilo medieval, a região conta, também, com muitas lojas, restaurantes, igrejas e belos monumentos.
* * * * *