Torre dell'Orso
Le Duo Sorelle!
Torre dell'Orso
Continuamos nosso tour pela Puglia e, depois de saírmos de Polignano a Mare, viajamos 145 km até chegarmos no balneário de Torre dell'Orso, localizado na Marina de Melendugno, no Salento.
Nosso interesse em visitar esta praia não foi por causa da torre construída no século XVI e que deu origem ao nome do balneário, mas, sim, para visitarmos as famosas faraglioni (rochas gigantes no meio do mar), conhecidas como Le Duo Sorelle (As Duas Irmãs).
O acesso a pé, para quem quis deixar o veículo em um enorme estacionamento de grama (como foi o nosso caso), não é muito fácil. Tivemos que atravessar uma longa trilha, estreita e de terra, mas, como era repleta de pinhos silvestres, amenizou um pouco a caminhada.
A demora do percurso até a praia foi compensada após a subida das falésias. Lá, no alto, a paisagem que vimos foi algo surpreendente!
As falésias de Torre dell’Orso são um pouco parecidas com as de Polignano a Mare, mas, embora as rochas possuam tons mais esbranquiçados, o verde-esmeralda do mar é tão lindo quanto o de lá!
A maior atração de Torre dell’Orso é, sem dúvida alguma, as duas gigantescas rochas no meio do mar, muito semelhantes e em forma de torres. A semelhança, parecendo até que a rocha foi cortada ao meio, é que deu origem ao nome Le Duo Sorelle (As Duas Irmãs).
Reza a lenda que duas irmãs decidiram fugir do trabalho duro na lavoura e do calor tórrido, procurando abrigo no rochedo de Torre dell’Orso.
Uma delas encantada com a beleza do lugar acabou caindo no mar. Sua irmã, na tentativa de salvá-la, saltou nas águas salgadas. No entanto, lamentavelmente, nem a primeira e nem a segunda, conseguiu sobreviver. Assim, por compaixão por elas, os Deuses ergueram as duas rochas.
O alto das falésias, com a brisa do mar, é um paraíso para quem quer relaxar e ter um pouco de tranquilidade, curtindo a beleza do lugar.
Por fim, descemos até a praia para darmos um mergulho nas águas cristalinas do mar Adriático. A maioria dos bares e restaurantes alugam guarda-sóis e espreguiçadeiras e oferecem passeios de barcos, caiaques e banana boat.
Dois detalhes interessantes aqui em Torre del'Orso. O primeiro é que a praia é diferente de Polignano a Mare, pois tem areia. É... nessa região a maioria das praias não tem areia, apenas pedregulhos.
O segundo é que, onde as barracas são padronizadas (mesma cor), é necessário pagamento para ficar no local, já onde as barracas são despadronizadas, o acesso é gratuito.
* * * * *