Polignano a Mare
A Pérola do Adriático!
Polignano a Mare
Depois de visitarmos San Marino, retornamos para a Itália (não esquecendo que o país de San Marino fica dentro do território italiano), e partimos em direção aquela que, para muitos, é considerada a região mais linda do país: a Puglia.
De San Marino até Polignano a Mare (que foi a primeira cidade da região que visitamos), são mais de 600 quilômetros!
Para chegarmos lá, cruzamos por três regiões: Marche, Abruzzo e Molise, nas quais tivemos a oportunidade de conhecermos (ainda que superficialmente), as cidades de Ancona e Pescara, as quais ficam localizadas nas duas primeiras regiões que citamos acima.
Antes de chegarmos em Polignano a Mare, já na Puglia, passamos, rapidamente, por Bari. A Puglia, chamada por alguns de salto ou de calcanhar da bota, fica localizada do sul da Itália e é uma região repleta de cidades charmosas e de praias paradisíacas, sendo que parte das praias são banhadas pelo mar Adriático e, outras, Jônico.
Conhecida como a Pérola do Adriático, Polignano a Mare é uma simpática cidadezinha que fica "debruçada" no mar Adriático e "esparramada" no topo de belíssimas falésias, mais parecendo um castelo cravado em cima de paredões rochosos, que afundam nas águas do mar azul-esverdeado.
Um dos cartões-postais da cidade é, sem dúvida nenhuma, Lama Monachile. Essa belíssima enseada que fica situada entre dois enormes penhascos, é um dos símbolos da Puglia.
A "porta de acesso" para se chegar até a praia é por baixo de uma charmosa ponte borbônica (tipo de ponte que liga uma enseada ou precipícios), na Via Appia Traiana, antiga rota romana que ligava Roma a Brindisi.
O mar é cristalino, mas a praia é totalmente diferente das praias brasileiras. Além da água ser muito fria, não possui areia. Isso mesmo! É uma espécie de pedregulho, com pedras de todos os tamanhos, não só na parte externa, como também, sob a água.
Mas, mesmo assim, nós aproveitamos para "pegarmos" um sol e darmos um mergulho nas águas geladas do mar Adriático.
Além da Lama Monachile, aqui também existe outra praia famosíssima considerada, inclusive, como uma das mais lindas do país, chamada de Cala Paura.
Bem perto da praia Lama Monachile fica a estátua do filho mais célebre da cidade: Domenico Modugno. Quem nunca escutou e se emocionou com a música Volare?
Volare… oh, oh!
cantare… oh, oh, oh, oh!
nel blu, dipinto di blu,
felice di stare lassù…
Além das falésias e das praias, outro lugar de destaque em Polignano a Mare é o seu pequeno centro histórico, com seu labirinto de ruelas, pracinhas, lojinhas e sorveterias com alguns sabores exóticos, como o de gorgonzola com figos!
Finalizamos nosso passeio caminhando lentamente pelas ruelas branquinhas do centro histórico, até chegarmos na Piazza Vittorio Emanuele II, a praça mais animada da cidade. Lá, aproveitamos para fazer um tour de triciclo (semelhante ao riquexó).
* * * * *
Veja outras fotos na Galeria abaixo...