Bélgica - Bruxelas
A linda capital belga
Bruxelas
Deixamos nosso motorhome estacionado em Leuven, e fomos de trem para Bruxelas. A viagem para capital belga é rápida, dura menos de 30 minutos.
Bruxelas foi uma surpresa agradável para nós! Não apenas por ser uma cidade bilíngue, pois fala-se o flamengo (uma variação do holandês) e o francês, mas, por ser o centro político e administrativo da União Européia.
Por este fato e por sediar, entre várias organizações internacionais, o Parlamento Europeu, ela é considerada a "Capital da Europa".
Mas e a parte turística? Esta parte também nos surpreendeu. Nela existem muitos pontos turísticos históricos.
Um deles? A famosa Grand Place (Grande Praça). Com sua arquitetura, com influências holandesa e francesa, ela é simplesmente encantadora, não apenas pelos prédios, mas também, pelos inúmeros barzinhos espalhados por ela, todos eles lotados.
Nos arredores da Grand Place, é comum vermos lindas charretes com "elegantes" cavalos marchadores, transportando ou a espera de turistas, para "desfilarem" pela cidade.
Como já comentamos anteriormente, na Bélgica, oficialmente, são falados 3 idiomas. No entanto, especificamente, em Bruxelas, com certeza, são falados muito mais. Estima-se que aqui existem representantes de mais de 170 nacionalidades. Sério! É uma legítima “Torre de Babel”!
Como alguns pontos turísticos são muito próximos, fomos caminhando, entre centenas de turistas em direção ao famosíssimo Manneken Pis, popularmente conhecido como o "garotinho mijador".
É incrível a quantidade de pessoas que se aglomeram para ver esta pequena estátua de bronze, com pouco mais de 60 cm, de um menino urinando em uma bacia da fonte.
Embora a estátua original seja super pequena, existem inúmeras réplicas, algumas quase do tamanho de uma pessoa normal! As réplicas estão espalhadas por toda a cidade, algumas nas ruas e outras no interior das lojas, inclusive de waffles.
Por falar em doces, é impossível visitar Bruxelas sem provar seus waffles e chocolates deliciosos! São imperdíveis! Mas é claro que, se tratando de Bélgica, além de doces, não se pode deixar de provar, pelo menos alguns, dos quase mil tipos de cervejas produzidas por aqui. Concordam?
Saindo do Manneken Pis, continuamos nosso passeio até o Mont des Arts. Lá, existe uma das praças mais lindas que já visitamos, até agora, em nossa viagem ao redor do mundo!
Outro local que eu tinha um desejo especial de conhecer era o Museu dos Instrumentos Musicais, até mesmo para relembrar o tempo em que atuei como músico profissional. Com vários andares e exposições de muitos instrumentos, é um lugar muito interessante de ser visitado, pois são narradas as histórias das criações de muitos deles.
Entre o Museu dos Instrumentos Musicais e o Mont des Arts, existe este belo chafariz que é um ponto de parada de muitos turistas para fotografarem o local, pois ao fundo é possível visuzaliar, além do museu, outros prédios importantes de cidade.
Também aproveitamos para conhecer o famoso Atomium, uma construção em forma de átomo, com mais de 100 metros de altura. Em cada esfera, há inúmeras informações sobre diversos ramos das ciências, com muitas placas informativas e ilustrações. É um lugar fantástico para quem gosta de ciências!
À noite, fomos ao badaladíssimo Delirium Café Bruxelas. Eleito pelo Guinness Book, desde 2004, como a maior carta de cervejas do mundo, este pub, com 3 andares, cada um com uma proposta diferente, tem, nada mais nada menos do que 3.162 rótulos para você escolher.
Nós visitamos o térreo, onde funciona o Delirium Taphouse, onde são servidos 27 tipos de cervejas on tap.