Extras

Aqui, abordaremos outras providências, além daquelas que já comentamos. Elas são de longo, médio e curto prazo e precisaremos realizá-las, também, antes do início da viagem.

Quando tomamos a decisão de viajar, tivemos, é claro, que pensar em diversas providências de longo, médio e curto prazo, que teríamos que adotar antes do início da viagem. Elas, certamente, de alguma forma, serão úteis, em algum momento da viagem. 

De longo prazo, consideramos aquelas superiores a um ano, de médio, entre três meses e um ano e, de curto, abaixo de três meses. Neste espaço, não iremos relacionar nenhuma relativa aos documentos, saúde ou finanças, pois já abordamos esses assuntos em outro momento.

Assim, comentaremos, a seguir, por ordem de tempo, ou seja, primeiro as longas e, por último, as curtas, as providências já realizadas, que estamos realizando ou, ainda, que pretendemos realizar:

Idioma - Sem dúvida, a primeira providência, de longo prazo, que adotamos, foi a inscrição em um curso de idioma. Por questões óbvias, escolhemos o inglês, primeiro, porque é considerado uma língua internacional e, segundo, porque seria humanamente impossível estudar todos os idiomas dos países que pretendemos visitar.

Após pesquisarmos algumas escolas, optamos por estudar na EPIC (71) 3346-1045, por dois motivos: a ênfase do curso é conversação e a duração são 14 meses, ou seja, seria possível conclui-lo antes do início da viagem.

Sendo bem prático, nosso objetivo é aprender inglês o suficiente para mantermos uma conversação básica. Afinal, queremos para utilizá-lo durante a viagem e, não, para prestarmos o Test of English as a Foreign Language - TOEFL - Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira, direcionado para acadêmicos.

Site - A criação do site pode ser considerada de médio prazo, pois, entre pesquisa, análise de orçamentos, contratação, registros de domínios, desenvolvimento, fase de testes e entrega final do produto, demorou, aproximadamente, 4 meses. 

Interessante foi que, até colocá-lo "no ar", na teoria e, mentalmente, já realizamos toda a viagem! É verdade! 

Pense bem: tivemos que traçar o itinerário e identificar, no mapa, os países a serem visitados, conforme o cronograma, incluir as maratonas a serem realizadas, escrever os artigos, inserir fotos, etc ... enfim, tudo aquilo que pretendemos realizar, na prática, durante a viagem.

Fotografia - Esta providência pode ser considerada de curto prazo, pois a duração em horas-aula do curso não ultrapassará um mês.

Se considerarmos a expressão popular de autoria de Confúcio, filósofo chinês, de que: "Uma imagem vale mais que mil palavras", torna-se desnecessário comentar sobre a importância de realizarmos este curso, não é?

Além disso, não podemos esquecer que, as fotos serão um dos principais "alimentos" do site, juntamente com os artigos que serão incluídos nos Diários de Bordo.

Comunicação - Como se manter 100% "conectado" no exterior? De curto prazo, esta é uma providência imprescindível. Aqui, nossos comentários terão como referência as experiências de quem já viajou por diversos países, nos cinco continentes.

Em relação ao celular, poderá ser interessante comprar um chip internacional. Existem várias operadoras internacionais, mas vamos citar apenas duas, pois são essas que atendem uma maior quantidade de países pelo mundo: Travel Mobile (clique aqui) e EasySim 4U (clique aqui), ambas especializadas em viajantes brasileiros.

Já em relação a internet, o plano mais interessante parece ser o Data Plan Smartphone, disponível pelas duas empresas acima, pois possibilitará o acesso em 140 países, com franquia ilimitada de 4G, com os preços dependendo, evidentemente, dos prazos.

Mecânica - Outra providência de curto prazo - estimamos entre 20 e 26 horas-aula, portanto, menos de um mês, e que consideramos de fundamental importância.

Não começamos, ainda, pois não adquirimos o motorhome, mas, assim que definirmos a compra e a marca, é óbvio, iniciaremos o curso - provavelmente, será Mercedez ou Fiat.

Primeiros Socorros - Também de curto prazo. No entanto, em relação a esta providência, se fizermos, será apenas a título de recapitulação, pois já participamos de alguns cursos nessa área, inclusive, de Brigadista de Incêncio.

Aquisição do MotorhomeDeixamos esta por último, porque ela, praticamente, abrange todos os estágios: longo, em relação ao planejamento financeiro para a aquisição; médio, pois, periodicamente, realizamos pesquisas de preços e entramos em contato com as concessionárias, para solicitar, por exemplo, esclarecimentos sobre a documentação necessária para a legalização e, curto prazo, pois, a aquisição do motorhome, na verdade, será a última providência a ser adotada antes da viagem. Aliás, haverá uma outra, que será a plotagem da logo, mas, será consequencia da aquisição.

Bibliografia

SILVA, MURILO DE SOUZA. Em busca de um sonho. Goiânia: Editora Projeto XXI, 2005;

AGER, ROBERT. Challenging your dreams (Desafiando seus sonhos). São Paulo: Editora Aleph, 2007;

SCHULTZ, PATRÍCIA. 1.000 lugares para conhecer antes de morrer. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2006;

PIERCE, BILL. Treine menos, corra mais. São Paulo: Editora Gente, 2009; 

MURAKAMI, HARUKI. Do que eu falo quando eu falo de corrida. Rio de Janeiro: Editora Alfaguara, 2010;

CÂMARA, RAFAEL SETTE. Como viajar pelo mundo por um ano (e-book). Rio de Janeiro: 360meridianos, 2015;

TETAMANTI, GUILHERME. Quero viajar mais - O passo-a-passo para organizar uma viagem incrível, das férias a sua volta ao mundo (e-book). São Paulo: Academia do Viajante, 2017;

JR, JOSÉ REIS. Motorhome tudo o que você precisa saber para realizar a viagem dos seus sonhos (e-book). São Paulo: 2017