Bélgica - Região da Lovaina

Leuven, a cidade da Stella Artois

Leuven

Saímos da belíssima Bruges, na região Flanders Ocidental, no oeste do país, em direção à Leuven, distante 133 km, localizada na região da Lovaina. Lá, além de visitarmos a prima da Nay, a Cacilda, carinhosamente chamada de Cacá, que já reside há muitos anos na Bélgica,  deixaríamos o motorhome estacionado para nos deslocarmos, de trem, até Bruxelas.

Atual capital da província de Brabante Flamengo, no Flandres, a cidade Leuven é mundialmente conhecida por sediar a cervejaria Stella Artois, a quinta maior marca de cerveja do mundo! Mas, além de cerveja, ela também é conhecida por ser uma cidade universitária, a exemplo de Coimbra, em Portugal. Aqui é a sede da sede da histórica Katholieke Universiteit Leuven (Universidade Católica de Leuven).  

belgica-leuven-stella-logo.jpgCervejaria Stella Artois, em Leuven

Quanto ao assunto "idioma", como na Bélgica existem 3 línguas oficiais, ou seja, o holandês, o francês e o alemão, às vezes, temos encontrado pequenas dificuldades em nos comunicarmos, pois nem sempre encontramos pessoas que possuam conhecimento básico de inglês. 

No primeiro dia, como tínhamos que fazer a manutenção do motohome, nem saímos para visitar a cidade... praticamente, só ficamos na casa da Cacá.

belgica-leuven-primas-logo-1.jpgNay e Cacá, no jardim da casa dela

Assim, além da manutenção do batimóvel, após a saída da Cacá, em sua bike, aproveitamos para pesquisar algumas empresas especializadas em instalações de "kit gás" em motorhomes, pois fomos informados de que, aqui na Bélgica, encontraríamos este tipo de empresa.

Apenas lembrando que estamos falando do gás a ser utilizado na cozinha e no aquecimento do motorhome, pois o motor dele, como já comentamos anteriormente, é movido a diesel. 

belgica-leuven-bike-loho.jpgCacá e sua bike

Já no segundo dia, saímos para passear pela cidade. Assim como em outras cidades, um dos principais pontos de encontro é a Grote Markt (Grande Praça). Repleta de bares e restaurantes construídos em seus arredores, aqui é o melhor lugar para tomar uma boa cerveja belga e apreciar a arquitetura da cidade.

belgica-leuven-grote-logo.jpgGrote Markt, a praça central de Leuven

Próximo à praça, estão alguns prédios históricos, como o do antigo Banco Nacional do país.

belgica-leuven-banco-logo.jpgAntigo Banco Nacional da Bélgica, em Leuven