Croácia - Dubrovnik
A pérola do Adriático!
Dubrovnik
Saímos cedo de Montenegro em direção à Croácia. A princípio, além de Zagreb, a capital, nosso objetivo era visitar os famosos Lagos Plitvice (Plitvice Lakes), considerados um dos mais lindos do mundo.
No entanto, após pesquisarmos na internet, constatamos que a costa da Croácia é repleta de belíssimas praias. Assim, decidimos começar nosso tour pelo litoral, continuar pelo centro e terminar na região nordeste do país, onde fica a capital.
Após atravessarmos a fronteira, rodamos pouco mais de 30 km e chegamos em Dubrovnik, a cidade mais visitada da Croácia!
A caminho e, no alto da montanha, tanto a visão do mar, como da cidade, são belíssimas, inclusive já sendo possível visualizar a parte da Cidade Antiga (Old Town).
Aliás, até encontramos um, mas com o preço lá nas alturas (10 euros por hora). Assim, a solução foi estacionarmos um pouco afastado do centro e pegarmos um ônibus até lá.
Além das belíssimas praias, a cidade ficou famosa porque foi aqui, dentro das enormes muralhas de pedras, erguidas no século XVI, que foi filmada uma temporada do seriado Game of Thrones.
Mas, não é apenas pelo seriado que a cidade ficou famosa, afinal de contas, ela é conhecida como a Pérola do Adriático e a Atenas Eslava, pela sua beleza natural e pelo que representa para a história.
A imponência das muralhas e as águas cristalinas do mar Adriático, causam o primeiro impacto positivo para aqueles que vem visitá-la.
Após passearmos pela parte externa, era chegado o momento de entrarmos nas famosas muralhas. Para entrar, não é necessário pagar, no entanto, para aqueles que querem caminhar pela parte superior dela, sim.
Há duas opções de entrada. Uma perto da Pila Gate – a entrada para a Cidade Antiga e, a outra, próxima ao Museu Marítimo, na outra extremidade.
Dentro da Velha Dubrovnik, declarada Patrimônio da Humanidade, é que está concentrado todo o movimento dos turistas.
São centenas deles, passeando pelas dezenas de lojas, restaurantes, bares, além de museus e igrejas.
* * * * *