Croácia - Zadar
A cidade do Órgão do Mar!
Zadar
Após visitarmos Dubrovnik, continuamos viajando, ainda em território croata, pela belíssima costa da Dalmácia. Após passarmos por Split, depois de quase 350 km rodados, chegamos em Zadar.
Em Zadar, tínhamos interesse em conhecer dois famosos pontos turísticos, em especial: o Órgão do Mar (Sea Organ) e o Monumento do Sol, também conhecido como Saudação ao Sol.
Após estacionarmos o motorhome em uma vaga disponível na pista principal da orla, fomos caminhando, em direção as escadarias onde se concentra a maioria dos turistas.
No caminho, encontramos dois simpáticos cachorrinhos passeando, confortalmente, em um carrinho, que a princípio, foi construído especialmente para eles, e era conduzido por uma senhora croata.
Após uns quinze minutos de caminhada, chegamos na Riva (calçadão) onde está localizado o órgão. Mas afinal, o que é mesmo esse famoso órgão?
Bem, provavelmente um dos fatores que o faz ser famoso, é o fato dele ser o único "instrumento" deste tipo no mundo.
Quando chegamos nas escadarias, não vimos nada de especial. À primeira vista, parece ser apenas um conjunto de escadas de mármore que desce em direção ao mar.
No entanto, debaixo das escadas é que está o segredo do som. São 35 tubos sonoros com apitos embutidos. Quando o ar é empurrado pelo mar, através dos tubos, um som impressionante é emitido pelas pelas aberturas das escadarias (percebam as aberturas na parte superior da foto acima).
Todos os dias, centenas de turistas reunem-se no local para escutar o Órgão do Mar!
Como ele é tocado pela própria natureza, cada som é diferente e único e, embora os sons sejam aleatórios, eles possuem uma certa harmônia.
Durante a permanência nas escadarias, relaxando ao som do Sea Organ, também é possível apreciarmos as embarcações cruzando o mar Adriático.
Entre elas, um submarino amarelo, que nos fez recordar do título da famosa música dos Beatles (Yellow Submarine).
O outro ponto turístico que visitamos foi o Monumento do Sol (ou Saudação ao Sol, como queiram), que fica ao lado do Órgão do Mar, e também foi projetado por Nikola Baši?.
O monumento é um círculo com 22 metros de diâmetro e possui 300 placas de vidro. Durante o dia, elas armazenam energia solar e, à noite, as placas são iluminadas, graças a energia estocada, produzindo, no piso, um espetáculo de luzes.
Ouvir o som do Órgão do Mar e ver a Saudação ao Sol, no escadarias de Zadar, é uma experiência única de contemplação de beleza de natureza.
* * * * *