Croácia - Zagreb
A histórica capital do país!
Zagreb
Após saírmos dos belíssimos Lagos Plitvice, percorremos 125 km, até chegarmos em Zagreb, a capital da Croácia.
Embora ela seja a maior cidade do país, ela não é tão visitada pelos turistas como outras capitais européis. Por aqui, a maioria deles prefere conhecer a costa, que é banhada pelo mar Adriático, e é conhecida como um dos litorais mais lindos do mundo!
Assim como em outras capitais européias, aqui também perdemos alguns minutos até acharmos um local para estacionarmos o batimóvel, mas, acabamos conseguindo em uma área bem próxima ao centro histórico.
Após estacionarmos, fomos caminhando em direção a rua pedonal Tkalciceva. De lá, é fácil visitar ou, se for o caso, se deslocar para visitar os principais pontos turísticos da capital croata.
Como o primeiro ponto turístico que gostaríamos de conhecer era a igreja de São Marcos, pegamos um micro ônibus (linha 150), e fomos para lá.
Sem dúvida nenhuma, a famosa igreja, localizada no centro histórico, é o cartão-postal da cidade. Ela tem um incrível telhado de azulejos coloridos, com o teto ornamentado por telhas coloridas.
As telhas formam figuras geométricas, sendo que o brasão de armas medievais da Croácia, Dalmácia e Eslovênia estão à esquerda, e o emblema de Zagreb, à direita.
Como o centro histórico é pequeno, voltamos caminhando. No caminho, passamos pelo Portão de Pedra, o único remanescente do antigo sistema de proteção medieval.
Ali mesmo, no meio da rua, encontramos vários fiéis ajoelhados, alguns em plena calçada e, outros, rezando com rosto colado à grade de ferro que protege o altar dedicado à Nossa Senhora do Portão de Pedra.
Reza a lenda que, em 1731, um incêndio destruiu o portão, menos a pintura de Virgem Maria com Menino Jesus, a qual permanece, até os dias de hoje, na parede.
Também aproveitamos para ter nosso momento de fé e de agradecimento por tudo de bom que tem acontecido em nossas vidas.
Um fato curioso e inusitado acontece, diariamente, ao meio-dia em ponto, aqui em Zagreb: um estrondo que assusta pombos e turistas distraídos na parte mais antiga da cidade.
O disparo do canhão na torre Lotrscak é um ritual: lembra a vitória croata sobre os turcos, os quais teriam sido vencidos com um tiro de canhão exatamente àquela hora.
Descemos até a parte central da cidade e aproveitamos para visitar a belíssima catedral, que é a mais alta do país: a da Assunção da Virgem Maria, também conhecida como a Catedral de Zagreb, que foi construída no século XVI, em estilo gótico.
Embora a arquitetura austro-húngara transmita uma imagem de sobriedade à capital, em muitos locais, como a Cidade Baixa e o centro histórico, onde existem muitos bares e restaurantes com mesas ao ar livre, o clima é bem descontraído.
Vejam, na Galeria abaixo, outras fotos de Zagreb...