Escócia - Whiskey... e muito mais!

Em busca do monstro do Lago Ness

Atravessarmos mais um fronteira, por terra, para nós, sempre é um momento de satisfação e de expectativa. Satisfação, por estarmos realizando nosso sonho de viajar pelo mundo e, expectativa, por estarmos entrando em um país de idioma e cultura totalmente diferentes da nossa.escocia-fronteira-min-logo.jpgPausa antes de atravessarmos a fronteira da Escócia

Confessamos que tínhamos uma certa curiosidade em conhecermos a Escócia... pelo seu famoso whisky, pela tradicional gaita de fole, pelas suas vaquinhas de franja, pelos tradicionais kilts (saiotes usados por alguns homens) ou, talvez, até mesmo, pelo famosíssimo monstro do Lago Ness, o Nessie, como é carinhosamente chamado pelos nativos.

Após cruzarmos a fronteira, passamos por algumas pequenas cidades até chegarmos na capital, Edimburgo. Foi uma visita muito rápida, pois, na verdade, queríamos apenas resolver pendências de nossos celulares, primeiro, para não ficarmos "incomunicáveis" e, segundo, para podermos "alimentar" o site.

Nosso principal objetivo era seguirmos viajem, se possível, no mesmo dia em direção ao norte, mais precisamente, para Inverness.

Nossa primeira impressão foi que, de todas as cidades que já visitamos, esta é a mais antiga. Se não é, pelo menos, parece ser pelas arquitetura e aparência dos prédios. 

escocia-edimburgo.jpgChegando em Edimburgo, capital da Escócia

Castelos aqui? Aqui existem muitos! A Escócia já chegou a possuir mais de 3 mil deles! É isso mesmo! Aqui em Edimburgo, bem próximo da Royal Mille, a principal avenida da cidade, existe um imenso, denominado Castelo de Edimburgo, que foi construído sobre uma rocha vulcânica.

escocia-edimburgo-1.jpg
Castelo de Edimburgo, na capital da Escócia

Nosso objetivo era seguir viagem, se possível na mesma tarde e... conseguimos. Assim, partimos em direção às famosas Highlands (Terras Altas), uma das regiões mais lindas da Escócia. Como já saímos no final da tarde, nosso objetivo era estacionarmos em alguma área de serviços para dormirmos e, no dia seguinte, recomeçarmos a viagem.

No entanto, bem diferente dos outros países que já visitamos, aqui na Escócia, pelo menos em direção ao norte, praticamente, elas não existem. Assim, pela primeira vez avançamos um pouco o horário e quando chegamos lá já eram quase 22h. Sabemos que não é o ideal, mas, realmente ficamos sem opção. 

No nosso destino, no norte do país, distante 275 km de Edimburgo estava localizada a cidade de Inverness. No lago desta cidade, cujo nome significa "Boca do rio Ness", segundo alguns relatos, foi visto o famoso monstro do Lago Ness, chamado, carinhosamente pelos nativos, de Nessie.

Muitas pessoas já haviam comentado de que a região era muito linda. Na verdade, linda é um substantivo muito pequeno para descrevê-la. Ela é sensacional! Para todos os lados que olhamos, as paisagens são magníficas!

As montanhas, as famosas highlands cows (vacas de franja ou peludas das Terras Altas) e o branco das ovelhas constrastando com a grama verde das pastagens, são alguns pontos de destaques.

escocia-inverness-vaquinhas-de-franjas-logo.jpgVaquinhas de franja pastando, próximo de Inverness

Ah! Quanto às vaquinhas peludas ou de franja, pelo menos no texto escrito na placa, elas também se consideram "feras"! 

escocia-inverness-vaquinhas-placa-logo.jpgPlaca sobre as vaquinhas de franja, em Inverness

Durante nossa viagem em direção ao lago, visitamos o Centro de Exibição do Lago Ness, local onde são apresentados fatos sobre o Lago Ness e Nessie de uma maneira interessante e divertida. Aqui os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre as pesquisas que têm sido feitas sobre eles.

escocia-inverness-observatorio-logo-1.jpgCentro de Exibição do Lago Ness

Finalmente, depois de viajarmos, aproximadamente, 21 km, após sairmos de Inverness em estradas estreitas e sinuosas, beirando uma das margens, chegamos ao nosso destino.

escocia-inverness-lago-ness-logo-1.jpgVista parcial do famosíssimo Lago Ness, na Escócia

Se existe ou não a misteriosa criatura, não podemos afirmar, pois não a vimos. Ela raramente costuma dar as caras e os nativos nem se mostram muito ansiosos em revê-la, pois, segundo reza a lenda, a região teria um fim terrível caso ela fosse capturada.

Mas, se o monstro realmente existisse, com um lago de 38 quilômetros de comprimento e 227 de profundidade, certamente ele teria espaço suficiente para dar alguns mergulhos nas águas azuis profundas, não é?

Tão visitado quanto o lago, são as ruínas do Castelo de Urquhart. Este, que já foi o principal castelo da Escócia, atualmente é a terceira atração turística do país. Localizado em um promontório, ou seja, pontal, do Lago Ness, atualmente, só é possível visitar apenas alguns pavimentos da Torre Grant.  

escocia-inverness-castelo-de-urquhart-logo.jpgCastelo de Urquhart, às margens do Lago Ness

Após a visita ao castelo e ao lago, retornamos à Inverness para visitarmos outros pontos turísticos interessantes. Embora pequena, a cidade é muito bonita. Entre alguns pontos que visitamos, um deles foi o lindo Castelo de Inverness

escocia-inverness-castelo-logo.jpgCastelo de Inverness, na Escócia

Outro local muito visitado em Inverness é a Inverness St. Andrew's Cathedral (Catedral de Santo André de Inverness). Com sua imponente fachada gótica situada à margem ocidental do rio Ness, esta catedral é apenas uma das muitas igrejas marcantes desta cidade.

escocia-inverness-catedral-de-santo-andre-logo.jpgIgreja de Santo André, em Inverness

Com um belíssimo interior, ela foi a primeira nova catedral protestante a ser concluída na Grã-Bretanha desde a Reforma.

escocia-inverness-st-andrews-cathedral-logo.jpgInverness St. Andrew's Cathedral