Eslováquia - Bratislava

A simpática capital da Eslováquia

Bratislava

Após atravessar a fronteira da Polônia, segui rumo à Bratislava, a capital da Eslováquia, distante, aproximadamente, 375 km. O percurso é lindo, pois, além do visual das montanhas, a pista segue, sinuosamente, às margens do rio Váh.

Quando cruzei pela cidade de Zilina, acabei lembrando dos meus pais. Provavelmente, se eles tivessem uma filha (tiveram 5 filhos homens) e, fossem colocar o nome dela como alguns pais colocam (formando um terceiro nome com sílabas dos próprios nomes), talvez, o nome da filha fosse Zilina, pois meu pai chamava-se Zílio e, minha mãe, Ermelina, ou seja, Zi + lina = Zilina

Após esta reflexão, continuei minha viagem em direção a Bratislava. Com apenas 25 anos, ela é uma das mais novas capitais da Europa. Assim como alguns casais, os países também "se divorciam". A separação da Eslováquia e da República Tcheca, ficou conhecida como Divórcio de Veludo, evidentemente, pela forma amigável como aconteceu. Este evento ocorreu na dissolução da Thecoslovaquia, em 01/01/1993.

Talvez por estar rodeada de "vizinhas" mais famosas, como Viena, Praga e Budapeste, muitos turistas acabam não visitando-a. No entanto, na minha opinião, perdem uma grande oportunidade de conhecer esta pequena, mas atraente cidade, com ares medievais, localizada às margens do rio Danúbio.

Muitas das suas atrações estão localizadas no seu centro histórico. O Castelo de Bratislava, o mais importante do país é, sem dúvida, o ponto mais visitado da cidade. E foi por ele que eu comecei meu passeio na cidade. 

Localizado em um ponto estratégico, no alto da colina, este imponente castelo, no passado, já foi muito importante na defesa dos eslovacos desta região.

eslovaquia-bratislava-castelo-e-eu-site.jpgCastelo de Bratislava

Também no passado, esta capital, já teve seus dias de glória. Era ela, e não Budapeste, a capital do Império Húngaro. Mas na época do domínio russo ela, assim como outras cidades, também sofreu consequencias. Dois terços do seu centro histórico foram destruídos para que fosse contruída uma grande avenida. Chamada de Staromestská, esta avenida da "discórdia" divide parte do castelo daquilo que restou do centro histórico. 

eslovaquia-bratislava-pista-e-igreja-site.jpgAvenida Staromestská e o seu passado de discórdia

Do alto do castelo, também é possível se ver a ponte UFO (Most SPN). Construída em 1970, no auge do socialismo soviético, ela foi considerada uma das construções mais modernas do mundo, pois foi uma das primeiras pontes "estaiadas", ou seja, sustentadas por cabos ligados a uma torre.

Como no alto da torre da ponte, existe uma cabine gigantesca em formato de disco lembrando uma nave de extraterrestres, foi inevitável não ficar conhecida pelo apelido de ponte UFO (aquela sigla inglesa para Objeto Voador Não Identificado).

No entanto, durante a construção desta ponte parte do centro histórico da cidade, localizado na cabeceira da ponte, teve que ser demolido para passar a estrada à qual ela iria se unir. A área em questão era a que formava o núcleo judaico de Bratislava, um bairro histórico inteiro que veio abaixo, juntamente com sua sinagoga ortodoxa. Por isto, é claro, a comunidade judaica não simpatiza muito com ela.

eslovaquia-bratislava-ufo-site.jpgPonte UFO, em Bratislava

Também conhecida por Ufo Tower, no alto da ponte existe um dos restaurantes mais sofisticados da cidade. No entanto, é possível pagar 7,9 euros (com direito a um drink), e subir apenas no observatório. "Tomei" coragem e subi quase 100 metros de altura, de elevador, é claro, para ter direito a uma das vistas mais lindas da cidade. É sensacional, pois, de lá, é possivel visualizar até as fronteiras com a Áustria e com a Hungria



eslovaquia-bratislava-ufo-igreja-site.jpgAo fundo, a Catedral São Martinho 

A Catedral de São Martinho, vista do alto da torre, é a maior e uma das mais antigas igrejas de Bratislava. Projetada em estilo gótico, ela possui 85 metros de altura. No alto de sua torre, existe uma coroa verde e dourada de 8 quilos de ouro puro! Nesta catedral eram coroados os reis húngaros quando Budapeste estava cercada pelos turcos.

eslovaquia-bratislava-torre-site.jpgAo fundo, a riquíssima torre da catedral

eslovaquia-bratislava-igreja-interior-site.jpgBelíssimo interior da Catedral

Depois de sair de lá, ainda no centro histórico, caminhei até a esquina da rua Panská com a Laurinská. Neste local, está localizada a estátua mais famosa e fotografada de Bratislava, denominada Cumil "O Observador". É o busto de um homem saindo de um boeiro e observando a rua.

É claro que existem várias estórias em relação a esta estátua. Uma delas, é que ele era um trabalhador comunista e gostava muito do seu trabalho, por isso está sempre rindo. Outra, é que ele gostava de ficar olhando por baixo das saias das mulheres.

Além disso, os nativos comentam que, se alguém passar a mão em sua cabeça, no futuro, ficará muito rico e, se alguma mulher quiser engravidar, é só passar a mão em seu nariz. 

eslovaquia-bratislava-boeiro-2-site.jpgEstátua Cumil, em Bratislava

eslovaquia-bratislava-boeiro-site.jpgDizem que dá sorte... não custa tentar, não é?

eslovaquia-bratislava-boeiro-e-eu-site-1.jpg
Eu e o Cumil, observando a rua

Depois fui até a praça Hlavné, a principal da cidade. Nela está a famosa fonte de Rolando, um chafariz construído a mando do rei Maximiliano II. Era uma forma de fornecer água pública à população e, também, poder ser usado em casos de incêndio. 

eslovaquia-bratislava-fonte-site.jpgFonte Rolando, no centro da praça central

Aqui em Bratislava também existe muralha, pois ela, assim como outras cidades, na Idade Média, eram constantemente ameaçadas por invasões de reinos vizinhos.

Dos portões de entrada existentes à época, um deles foi preservado, o Portão de São Miguel. Ele era o menor e usado por pescadores para entrarem na cidade para vender seus peixes.

eslovaquia-bratislava-portao-site.jpgPortão de São Jorge

Um outro ponto turístico que também visitei foi a famosa Igreja de Santa Elisabeth, mais conhecida como Igreja Azul. Ela não fica bem no centro, mas é uma atração especial pelo seu estilo art nouveau. A cor azul predomina também no seu pequeno, mas lindo interior.

eslovaquia-bratislava-azul-site.jpgIgreja Azul, em Bratislava

eslovaquia-bratislava-azul-interior-site.jpgInterior da Igreja Azul, em Bratislava

 * * * * *

 Acessem a Galeria (abaixo) e vejam outras fotos de Bratislava:

1. Castelo de Bratislava;

2. Vista área do castelo;

3. Símbolos do "caminho" dos reis;

4. Vista áerea da UFO Tower;

5. Vista do rio Danubio;

6. Vista da muralha.