Eslovênia - Liubliana

A cidade dos dragões!

Liubliana

Saímos de Zagreb, na Croácia e percorremos, aproximadamente, 100 km, passando por Novo Mesto, até chegarmos em Liubliana, a capital da Eslovênia.

Antes de Liubliana, na ilha do rio Krka, fizemos uma pequena pausa para conhecer o Castelo de Otocec, um dos mais bonitos da Eslovênia.

Uma curiosidade sobre ele é que, pelo fato de estar localizado em uma ilha, é o único castelo cercado de água do país.

castelo-otocec-2.jpgCastelo de Otocec, na Eslovênia

Situada no meio de uma cadeia de montanhas, Liubliana parece ter saído de um conto de fadas! Além de ser uma cidade linda, ela também é super limpa e totalmente arborizada.

Para terem uma idéia, em 2016, a Comissão Europeia atribuiu à cidade, o título de Capital Verde da Europa. No centro, o tráfego de automóveis é restrito, ficando as ruas livres para pedestres e bicicletas.

Ah! A capital da Eslovênia é conhecida como a Cidade dos Dragões! Existem várias lendas, mas a mais comentada por aqui, diz que o dragão de Liubliana teria sido morto pelo herói grego Jasão e os Argonautas, com a ajuda da sua amante, Medéia, que fez um feitiço para o dragão dormir.

Quando ele dormiu, Jasão conseguiu amarrar sua boca, mas, como acordou sufocado, o dragão acabou explodindo e suas faíscas coloridas, iluminaram o céu negro, por quilômetros de distância. Esse teria sido o primeiro show pirotécnico da Eslovênia!

Mas existe uma outra lenda: segundo ela, nas madrugadas, o dragão balança o rabo pontudo para as virgens que passam na ponte.

Lendas à parte, a verdade é que, por aqui, os "dragões" estão em todos os lugares e, não apenas nos brasões da cidade. Estão em edificios, em empresas, em nomes de fábricas, em souvenirs e, até, em rótulos de garrafas.

Como o rio Liublianica corta a capital, bem que ela poderia ser chamada de A Cidade das Pontes! São várias! Todas elas com vistas incríveis da cidade! 

A mais famosa é a ponte dos Dragões. Nela, existem 4 estátuas deles: dois na entrada e dois na saída e, segundo a tradição, eles estão protegendo a cidade. Esta ponte permite acesso ao mercado central. 

dragao-site-1.jpg
Dragões, os símbolos de Liubliana

Outra famosa por aqui, é a ponte do Amor (Mesarki Most), que também é conhecida como ponte dos Cadeados, pois, existem centenas deles pendurados em suas grades.

Antigamente ela era chamada de ponte dos Açougueiros, obviamente, porque vendiam carnes nela e, consequentemente, havia sangue por todo lado.

nos-e-a-ponte-1.jpgAo fundo, a Ponte do Amor

 

ponte-dos-cadeados-site.jpgPonte do Amor ou dos Cadeados, em Liubliana

 

cadeados-site-3.jpgDetalhe dos cadeados pendurados na ponte

Para finalizar a série As Pontes, a terceira, como não poderia deixar de ser, chama-se Ponte Tripla (Triple Bridge). 

Como a cidade cresceu muito desde sua criação, a ponte original, que era de pedra, ficou pequena para o tráfego de veículos. Assim, ela acabou ganhando a companhia de outras duas pontes. As três cruzam o rio em ângulos diferentes.

Ela está localizada bem no centro da cidade. O movimento de pedestres é imenso, até porque ela fica ao lado de um dos principais pontos turísticos de Liubliana: a Praça Preseren.

Ao fundo, está a linda igreja Franciscana, popularmente, conhecida como igreja Vermelha.

casa-vermelha-site.jpgA ponte Tripla, em Liubliana

casa-vermelha-site-1.jpgIgreja Vermelha, em Liubliana

O nome da praça foi dado em homenagem ao maior poeta esloveno, France Preseren. Foi ele quem mostrou a história de capital da Eslovênia e a lenda dos seus drações para o mundo. 

Na praça em sua homenagem, o rosto da estátua parece estar "olhando" para sua musa, que está debruçada na janela de um prédio no outro lado da rua.

poeta-site.jpgO poeta Preseren, na sua praça 

Assim, como a maioria dos poetas românticos, Preseren sofria por um amor não correspondido. Ele se apaixonou por uma menina rica chamada Julija Primic.

Entre os vários poemas de amor dedicados a ela, o mais conhecido é Sonetni Venec ou A Wreath of Sonnets, no qual ele escreve verticalmente o nome dela, usando cada letra no início das estrofes.

janela-site-1.jpg
O amor platônico do poeta esloveno

Por fim, subimos até o Castelo de Liubliana. Para chegar lá, existem duas maneiras: de funicular ou a pé. Nós optamos em subir pelo moderno funicular, ao preço de 2 euros por pessoa.

No desembarque, existe um painel onde é possível tirar fotos com umas asas fixadas na parede, tendo como fundo, diversas hashtags (usadas para indexar assuntos nas redes sociais).

bat-nay-site.jpgInteragindo com as "lendas" do Castelo de Liubliana

Dentro do castelo, existem várias salas com exposição de objetos medievais. Além disso, também existe uma prisão, com várias celas, onde alguns turistas tiram fotos, com os rostos atrás das grades.

Lá do alto, da torre de observação, a vista é linda! Uma visão panorâmica de Liubliana e das montanhas que cercam a cidade. Valeu a pena subirmos! 

castelo-site-3.jpgCastelo de Liubliana

nos-aerea-site.jpgNo alto do Castelo, em Liubliana

No retorno do nosso passeio, antes de partirmos para a Áustria, no local em que estacionamos o motorhome, tivemos o prazer de conhecer um jovem casal, a Daniela e o Ray, ela brasileira e ele norte-americano, que também adoram viajar e estavam fazendo um tour pela Europa.

encontro-goiano-site.jpgEncontro de brasileiros pelo mundo

 

* * * * *