Espanha - Passeando por Madri
Pelas ruas da capital espanhola
Depois de uma passagem super-rápida por Madri, retornamos à capital espanhola, para passearmos e visitarmos alguns pontos turísticos de nosso interesse.
Em relação à arquitetura, existem muitos prédios em Madri, que foram construídos a partir dos anos 30, seguindo à linha de "desenho aerodinâmico", ou seja, inspirado na arquitetura naval dos grandes transatlânticos, tão em moda na época.
Já em relação às visitas, nossa primeira foi ao Museu Nacional da Reina Sofia, ou seja, o Museu Nacional da Rainha Sofia. Lá, encontra-se a principal obra de arte do pintor cubista Pablo Picasso, nascido em Málaga.
A tela, que representa uma "declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência", surpreendeu-nos, tanto pela beleza, como pelas dimensões: são 3,5 metros de altura por quase 8 de comprimento!
Saindo de lá, fomos até os Jardins do Retiro de Madri, mas, lamentavelmente, o parque estava fechado para manutenção. Um dos motivos, segundo informações dos nativos, foi a queda de algumas árvores.
Aliás, como era feriado da Semana Santa, ou os locais estavam fechados ou, as filas eram imensas. Esse foi o caso do Museu do Prado, que é o principal vértice no "Triângulo Dourado dos Museus", ao lado do Reina Sofia e do Thussen. Só se tivéssemos muito, mas muito tempo mesmo, para esperarmos na fila. Mas nada de desânimo!
Fomos visitar outros. Um deles, foi a Plaza Mayor ou a Praça Maior. Toda pavimentada com paralepípedos, ela já foi testemunha de centenas de touradas, levantes, etc, mas, hoje, é "apenas" o coração da Velha Madri. Possui nove saídas em arcos, as quais conduzem às ruas cheias de tavernas e bares de tapas.
Lá, é possível, também, encontrarmos algumas figuras exóticas, fazendo seus shows para os turistas.
De tarde, na continuação do nosso tour, fomos até o Palácio Real de Madri, a residência oficial do rei, embora, na realidade, ele não more aqui.
Também aproveitamos para passar no Mercado San Miguel. Localizado no centro de Madri, o Mercado San Miguel é o único mercado de ferro que sobreviu até hoje. Nele, existem muitos bares e estandes, onde são vendidas frutas, legumes, queijos e vinhos.
Na sequencia fomos até o Templo de Debod. Com mais de 2.200 anos, este templo é um dos poucos testemunhos arquitetônicos nubio-egípcios completos, que pode ser contemplado fora do Egito. Foi um presente do Egito à Espanha, por ajudar a salvar os templos de Núbia.