França - Retornando à Paris
Museu do Louvre
Museu do Louvre
Aqui, tudo é em escala gigantesca! No passado, foi o maior palácio do mundo, hoje, é o maior museu de arte! Transformado em museu após a Revolução Francesa, seu acervo foi aumentado de forma significativa por Napoleão.
Para se ter uma idéia de quantidade, são mais de 400.000 obras de arte, das quais 35.000 costumam ficar em exposição permanente.
Após selecionarmos algumas obras de arte que gostaríamos de conhecer, começamos a nossa visita ao museu, pela galeria de esculturas de antiguidades egípcias, pois queríamos conhecer o famoso Escriba Sentado, com seus grandes olhos escuros.
Ele é uma escultura produzida no Antigo Egito, representando um escriba (escrivão), no seu trabalho. Pelas fotos, imaginávamos uma escultura de tamanho natural, mas, para nossa surpresa, a escultura mede apenas 50 cm.
Depois fomos para as galerias de pinturas romanas. Os quadros são fantásticos! Um mais lindo do que o outro! Entre eles, destaque, pelo seu realismo, para Scene of the Flood (Cena do Dilúvio), de Anne Girodet.
Outro quadro muito lindo que visitamos foi São Pedro Chorando Diante da Virgem, de Guercino, pintor barraco italiano.
Continuando nosso passeio, fomos em direção a galeria de esculturas gregas, pois gostaríamos de conhecer a famosíssima Vênus de Milo, uma obra legendária, de Alexandre de Antioquia. Com seus 2,02 metros de altura, ela é considerada uma das mais belas esculturas do mundo!
Outra escultura famosíssima que visitamos foi A Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, que representa a deusa grega Nice, cujos pedaços foram descobertos nas ruínas do santuário dos Grandes Deuses de Samotrácia.
Por fim, fechando o círculo das esculturas, visitamos na galeria romana, o Centauro Flechado Pelo Amor, também conhecido por Centauro e Eros.
Lembrando que, na mitologia grega, os centauros são uma raça de seres com o torso e a cabeça humanos e o corpo de cavalo. Eros é o Deus do Amor, também conhecido como Cupido, que significa amor em latim.
Outra obra de arte que visitamos foi a Grande Esfinge, uma escultura egípcia, considerada a maior esfinge exposta fora do Egito. Até lembramos das aulas de história, quando líamos sobre esta famosa escultura, com seu corpo de leão e sua cabeça de rei.
Outro quadro lindo que vimos no museu foi este, pintado por Bernardino Luine, em óleo sobre tela... Salomé recebendo a cabeça de João Batista!
Apenas recordando, Salomé, era neta do Rei Herodes, o Grande e foi instruída pela mãe, Herodias, a pedir a cabeça do profeta João Batista, a qual foi entregue para ela em uma bandeja de prata.
Ainda na galeria egípcia, podemos conhecer a famosa Múmia! Ela é uma das múmias mais bem preservadas do mundo, pois ainda é possível ver os pedados de tecidos colocados, com muito cuidado em seu corpo.
Colocada uma cama funerária feita de madeira e bronze e decorada com patas e cabeças de leão, ela está em perfeito estado de conservação, considerando que foi embalsamada há, pelo menos, 3 mil anos atrás!
Por fim, não poderíamos deixar de visitarmos a famosíssima pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, chamada pelos franceses de La Jaconde e pelos italianos de La Giaconda!
Com certeza, a pintura mais reconhecida no mundo! Constam os relatos de que Leonardo da Vinci levou 10 anos apenas para pintar seus lábios!
Para nossa surpresa, o quadro é mínusculo, conforme pode-se perceber pela foto. No entanto, ele é, disparadamente, o centro de atrações do museu!