França - Paris
Primeiros dias na Cidade Luz
Paris
De Nantes até Paris percorri, aproximadamente, 400 km, passando por várias cidades, entre elas, Angers, Le Mans e Chartres. Foi a segunda vez que viajei esta quilometragem em um dia, coincidentemente, para esperar pessoas as quais eu tenho vínculos amorosos.
A primeira vez, foi de Córdoba para Madri para "recepcionar" a Aline, minha filha, que veio passar a Semana Santa comigo e, agora, de Nantes para Paris, para "recepcionar" a Nay, minha namorada, que irá viajar comigo até a Noruega, onde irei participar, em junho, da maratona do Sol da Meia-Noite, na cidade de Tromso.
A Cidade Luz realmente é fantástica! É riquíssima em termos culturais, além de seus famosos cafés e bistrôs de seus arrondissements (distritos ou bairros). Não foi à toa que Freud teria comentado "Se um de nós dois morrer", o marido disse à mulher, "eu vou me mudar para Paris."
O primeiro local famoso que visitamos foi a Torre Eiffel. Projetada por Gustave Eiffel, esta fantástica estrutura metálica realmente impressiona, não apenas pela altura, mas, principalmente, pela beleza. Com 321 metros é o edíficio mais alto de Paris, além de ser o monumento pago mais visitado do mundo.
Visita à Torre Eiffel, em nossa primeira noite, em Paris
Antes da visita, ainda durante à tarde, como sempre fizemos, procuramos algum local para estacionarmos o Batimóvel e, se possível, já o reservarmos para dormirmos. Impossível! Aqui, os estacionamentos para visitantes, durante o dia, são raríssimos e, os poucos disponíveis, são caros, pois são cobrados por minutos... os primeiros 15, custam 1 euro, ou seja, a hipótese de deixá-lo estacionado o dia todo foi abortada, pois a diária custaria, em torno, de 48 euros!
A solução foi estacionarmos somente à noite, pois, a partir das 19h, as cobranças são isentas até às 9h do dia seguinte. Ah! Aqui não existem "flanelinhas"! Os estacionamentos são "controlados" por máquinas - existe uma em cada quadra, as quais aceitam somente pagamentos com cartões.
O controle é rigoroso! Por curiosidade, tentamos inserir a placa do nosso motorhome - aqui chamam de matrícula, como "Residente" e não como "Visitante". Recebemos como resposta uma mensagem, informando que o veículo não pertencia ao bairro. É mole?
No dia seguinte fomos visitar outro ponto famosíssimo, o Arco do Triunfo. Com cerca de 50 metros de altura, foi construído por Napoleão, em 1806. Considerado o maior arco triunfal do mundo, também ficou famoso como local de funerais de estadistas.
Nay, no Arco do Triunfo, em Paris
Próximo do Arco do Triunfo está localizado o Palácio ou Hotel dos Inválidos, um imenso prédio com uma linda cúpula dourada, no qual se encontra o túmulo de Napoleão. Formalmente, teria sido construído para abrigar os soldados franceses idosos, chegando a abrigar cerca de 4 mil pessoas. Já, informalmente, o "hotel" teria sido utilizado para retirar e abrigar os indigentes das ruas, com o objetivo de não "denegrir" a imagem da cidade!
Palácio ou Hotel dos Inválidos, em Paris
Túmulo de Napoleão, no Palácio ou Hotel dos Inválidos, em Paris
Na sequência fomos visitar aquela que foi planejada pelos franceses como uma oferenda para tirar da memória deles a derrota na guerra contra a Prússia: a Basílica do Sacré Coeur (Basílica do Sagrado Coração).
Inúmeros visitantes em frente à Basílica de Sacré Coeur
Esta linda igreja construída em estilo romano-bizantino, fica localizada no alto do Monte Martre, o ponto mais alto de Paris. De lá, do alto do monte, é possível termos uma linda visão de toda a cidade.
Visão de Paris, do alto do Monte Martres
Ao lado da basílica, visualizamos este lindo prédio que, por estar atrás do monte, ao olharmos rapidamente, pela primeira vez, tivemos a sensação dele estar inclinado. Não é mesmo?
Lindo prédio "inclinado", ao lado da Basílica de Sacré Coeur
Como estamos tendo o privilégio de dormirmos, algumas noites, ao "lado" da Torre Eiffel, no bairro Champs de Mars (Campos de Março), aproveitamos para "frequentar" o Café Le Dôme (A Cúpula), que está situado em uma das esquinas, próximas ao local onde estamos estacionando o nosso motorhome.
Café Le Dome, próximo à Torre Eiffel
Fatal error: Uncaught Error: Undefined constant "USER_ID" in /home2/batista/public_html/_app/Models/post_comments.class.php:309 Stack trace: #0 /home2/batista/public_html/_app/Models/post_comments.class.php(274): post_comments->getCommentView(Array, NULL) #1 /home2/batista/public_html/_assets/plugins/acms-comments/acms-comments-front.php(13): post_comments->show() #2 /home2/batista/public_html/themes/viajandoecorrendo/single.php(119): require_once('/home2/batista/...') #3 /home2/batista/public_html/_app/Controllers/Controller.class.php(54): require_once('/home2/batista/...') #4 /home2/batista/public_html/_app/Lib/Router.class.php(123): Controller->getFile() #5 /home2/batista/public_html/index.php(64): Router->getFile() #6 {main} thrown in /home2/batista/public_html/_app/Models/post_comments.class.php on line 309