França - Paris

Primeiros dias na Cidade Luz

Paris

De Nantes até Paris percorri, aproximadamente, 400 km, passando por várias cidades, entre elas, Angers, Le Mans e Chartres. Foi a segunda vez que viajei esta quilometragem em um dia, coincidentemente, para esperar pessoas as quais eu tenho vínculos amorosos.

A primeira vez, foi de Córdoba para Madri para "recepcionar" a Aline, minha filha, que veio passar a Semana Santa comigo e, agora, de Nantes para Paris, para "recepcionar" a Nay, minha namorada, que irá viajar comigo até a Noruega, onde irei participar, em junho, da maratona do Sol da Meia-Noite, na cidade de Tromso.

A Cidade Luz realmente é fantástica! É riquíssima em termos culturais, além de seus famosos cafés e bistrôs de seus arrondissements (distritos ou bairros). Não foi à toa que Freud teria comentado "Se um de nós dois morrer", o marido disse à mulher, "eu vou me mudar para Paris."

O primeiro local famoso que visitamos foi a Torre Eiffel. Projetada por Gustave Eiffel, esta fantástica estrutura metálica realmente impressiona, não apenas pela altura, mas, principalmente, pela beleza. Com 321 metros é o edíficio mais alto de Paris, além de ser o monumento pago mais visitado do mundo.

Visita à Torre Eiffel, em nossa primeira noite, em Paris

Antes da visita, ainda durante à tarde, como sempre fizemos, procuramos algum local para estacionarmos o Batimóvel e, se possível, já o reservarmos para dormirmos. Impossível! Aqui, os estacionamentos para visitantes, durante o dia, são raríssimos e, os poucos disponíveis, são caros, pois são cobrados por minutos... os primeiros 15, custam 1 euro, ou seja, a hipótese de deixá-lo estacionado o dia todo foi abortada, pois a diária custaria, em torno, de 48 euros!

A solução foi estacionarmos somente à noite, pois, a partir das 19h, as cobranças são isentas até às 9h do dia seguinte. Ah! Aqui não existem "flanelinhas"! Os estacionamentos são "controlados" por máquinas - existe uma em cada quadra, as quais aceitam somente pagamentos com cartões.

O controle é rigoroso! Por curiosidade, tentamos inserir a placa do nosso motorhome - aqui chamam de matrícula, como "Residente" e não como "Visitante". Recebemos como resposta uma mensagem, informando que o veículo não pertencia ao bairro. É mole?

No dia seguinte fomos visitar outro ponto famosíssimo, o Arco do Triunfo. Com cerca de 50 metros de altura, foi construído por Napoleão, em 1806. Considerado o maior arco triunfal do mundo, também ficou famoso como local de funerais de estadistas.

a-paris-arco-do-triunfo-logo.jpgNay, no Arco do Triunfo, em Paris

Próximo do Arco do Triunfo está localizado o Palácio ou Hotel dos Inválidos, um imenso prédio com uma linda cúpula dourada, no qual se encontra o túmulo de Napoleão. Formalmente, teria sido construído para abrigar os soldados franceses idosos, chegando a abrigar cerca de 4 mil pessoas. Já, informalmente, o "hotel" teria sido utilizado para retirar e abrigar os indigentes das ruas, com o objetivo de não "denegrir" a imagem da cidade!

a-paris-palacio-invalidos-ii-logo.jpgPalácio ou Hotel dos Inválidos, em Paris

a-paris-palacio-invalidos-logo.jpgTúmulo de Napoleão, no Palácio ou Hotel dos Inválidos, em Paris

Na sequência fomos visitar aquela que foi planejada pelos franceses como uma oferenda para tirar da memória deles a derrota na guerra contra a Prússia: a Basílica do Sacré Coeur (Basílica do Sagrado Coração).

a-paris-sacre-ideal-logo-1.jpgInúmeros visitantes em frente à Basílica de Sacré Coeur

Esta linda igreja construída em estilo romano-bizantino, fica localizada no alto do Monte Martre, o ponto mais alto de Paris. De lá, do alto do monte, é possível termos uma linda visão de toda a cidade.

a-paris-sacre-casal-logo-1.jpgVisão de Paris, do alto do Monte Martres

Ao lado da basílica, visualizamos este lindo prédio que, por estar atrás do monte, ao olharmos rapidamente, pela primeira vez, tivemos a sensação dele estar inclinado. Não é mesmo?

a-paris-sacre-inclinado-logo-1.jpgLindo prédio "inclinado", ao lado da Basílica de Sacré Coeur

Como estamos tendo o privilégio de dormirmos, algumas noites, ao "lado" da Torre Eiffel, no bairro Champs de Mars (Campos de Março), aproveitamos para "frequentar" o Café Le Dôme (A Cúpula), que está situado em uma das esquinas, próximas ao local onde estamos estacionando o nosso motorhome.