Grécia - Atenas

Berço da civilização e da democracia!

Atenas

Chegamos em Atenas no dia 6 de junho, para continuarmos nossa viagem ao redor do mundo. Este ano, eu e a Nay, minha namorada, pretendemos concluir a "Etapa da Europa", ou seja, o segundo ano de viagem pelas terras do "Velho Continente".

Como o batimóvel, o nosso motorhome, ficou muito tempo parado aqui em Atenas, tivemos que fazer uma revisão geral, tanto em relação à parte mecânica do carro como em relação à parte da "casa".

Para terem uma idéia, não foi possível realizarmos nem mesmo o abastecimento da água para os reservatórios, fato que demandou um bom tempo até detectarmos o defeito. Na prática, nem foi um defeito. O que aconteceu, foi que, pelo longo tempo parado, os mecanismos de segurança "dispararam", não permitindo que a água "subisse" para a casa.   

Assim, paralelamente com a manutenção do motorhome, sempre que tínhamos algum tempo disponível aproveitamos eu, para rever esta cidade fantástica (pois já tinha estado aqui no ano passado, para participar da Maratona de Atenas) e, a Nay, para conhecê-la. Ou seja, para ela, tudo era novidade!

Atenas é considerada o berço da civilização ocidental e da democracia. Para citar apenas dois fatos marcantes da origem deste título, lembramos que, na Antiguidade, a cidade sediou a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles. Ela é uma das cidades mais antigas do mundo, com mais de 3.400 anos de existência.

Embora atualmente possua quase 700 mil habitantes, na prática, para o turista, não é muito difícil conhecer seus principais pontos turísticos, pois alguns deles estão muito próximos um dos outros. 

Quem nunca ouviu falar da Acrópole, do Partenon, do Templo de Zeus e do Arco de Adriano, por exemplo? Então... eles ficam distantes apenas uma parada de metrô! Dependendo do sentido, a primeira estação é a da Acrópole e a segunda é da Praça Syntagma, de onde é possível ir a pé para visitar o Templo de Zeus e o Arco de Adriano

Quando se desce na estação Acrópole, já é possível visualizarmos no alto de uma colina de 150 metros de altura, aquele que, para muitos é o maior símbolo de Atenas: a Acrópole.

Ela é tão famosa que, embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, a de Atenas, é simplesmente conhecida como Acrópole, cujo nome significa "Cidade Alta". 

atenas-acropole-e-eu-2-site.jpgAcrópole, em Atenas

Dentro dela estão duas das mais famosas construções do mundo: o Partenon, que foi o templo principal, dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade e o Erecteion, com suas famosas Cariátides, aquelas colunas femininas em forma de estátuas.

atenas-nay-f-partenon.jpgVista de frente do Partenon, em Atenas

 atenas-acropole-templo-atena-site.jpgTemplo de Erecteion e as Cariátides

Do alto da Acrópole, se tem uma visão fantástica da cidade de Atenas, com suas famosas casas brancas e do Monte Licabeto, com seus 227 metros de altura.

atenas-monte-licabeto-site.jpgMonte Licabeto, em Atenas

Após visitarmos a Acrópole, não poderíamos deixar de visitar o Museu da Acrópole, localizado praticamente na frente dela. Na parte externa existem várias escavações da Grécia antiga e, na parte interna, entre as inúmeras obras de arte existentes, as seis Cariátides originais, certamente, são as mais lindas.

atenas-escavacoes-site.jpgEscavações na parte externa do Museu da Acrópole

atenas-museu-estatuas-site.jpgCariátides originais no Museu da Acrópole

No dia seguinte, voltamos ao centro da cidade, mas desta vez, descemos na estação da Praça Syntagma, a principal praça da cidade. De lá, fomos caminhando até Templo de Zeus Olímpico, que foi construído pelo imperador romano Adriano.

atenas-templo-de-zeus-site.jpgTemplo de Zeus, em Atenas

No retorno, em frente ao Parlamento grego, assistimos a troca da guarda, a qual ocorre de hora em hora. Chamados de Evzones, os guardas são uma verdadeira atração para os turistas. Talvez pela elegante sincronia dos lentos movimentos das passadas, pelas roupas gregas típicas ou, quem sabe, pelos seus pitorescos sapatos, que se assemelham muito àqueles usados pelos palhaços de circo. 

atenas-troca-da-guarda-1.jpgTroca da Guardas, em Atenas

No último dia, descemos novamente na Praça Syntagma mas, desta vez, fomos em direção a Praça Monastiraki uma das principais praças de Atenas, onde visitamos um templo da igreja ortodoxa Panaghia Kapnikarea, erguido no século XI, sobre as ruínas de um antigo templo pagão dedicado a Atena ou Deméter.

Além dele, também visitamos o famoso mercado das pulgas, com souvenirs de todos os preços para todos os gostos e a Ágora Romana.

atenas-templo-nay-site-1.jpgIgreja Ortodoxa, na Praça Monastiraki, em Atenas

Construída com doações de Júlio Cesar e Augusto, a Ágora Romana substituiu a antiga Ágora,  como centro administrativo e comercial.

atenas-agora-romana-site.jpgÁgora Romana, em Atenas

 

* * * * *