Inglaterra - Liverpool
A cidade dos Beatles
Partimos de Glasgow, na Escócia, pela manhã em direção à Liverpool, na Inglaterra, distante, aproximadamente, 350 km. No caminho cruzamos por várias cidades, entre elas, Gretna a última cidade da Escócia e Carlisle, a primeira cidade da Inglaterra.
Tínhamos algumas expectativas em relação à Liverpool. Imaginávamos que encontraríamos uma grande metrópole, mas, para nossa surpresa, isso não se confirmou. Embora seja a quarta cidade mais populosa do Reino Unido ela ainda tem "ares" de cidade pequena.
Outra expectiva era em relação ao "culto" aos Beatles, afinal, estaríamos chegando na cidade onde nasceu este famoso quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star. Quanto a esta última, sim... se confirmou plenamente!
A cidade "respira" Beatles. E este, certamente, é o principal motivo para atrair, todos os anos, milhares de turistas para esta cidade. São museus, galerias, estúdios, etc. Existem, também, nas ruas, monumentos em homenagem a eles, como este, The Beatles Statue (A Estátua dos Beatles), localizada no Pier Head.
Mas, é claro, que em Liverpool não existem apenas monumentos dos Beatles. Existem muitos locais que, de alguma forma, ou marcaram ou foram marcados pela presença deles.
Um destes locais é o famoso Strawberry Fields (Campos dos Morangos), cujo portão original, com pilares de arenito e grades coloridas com morangos, é tudo o que restou do lugar que inspirou John Lennon a escrever sua obra prima, a música Strawberry Fields e onde ele e seus amigos passavam muitas horas se divertindo.
Outro local que marcou a vida dos Beatles foi a rua Penny Lane, para a qual, inclusive, foi feita uma música que fala da infância deles. No cruzamento desta rua com a Dovedale Road se encontra o antigo salão da igreja de São Barnabé, que foi um lugar regular para a apresentação das bandas deles, anteriores a formação dos Beatles.
Também lá, existe um estúdio com o nome de Lennon Studios, no qual entramos e eu tive a oportunidade de relembrar a época em que toquei bateria profissionalmente, quando ainda morava no sul do país.
É claro, não poderíamos deixar de visitar The Beatles Story. Ganhadora de prêmios internacionais do mundo do turismo, esta exposição permanente é a maior mostra do mundo dedicada exclusivamente a contar a trajetória de John, Paul, George e Ringo, desde a adolescência, até se tornarem um fenômeno mundial.
A exposição reproduz alguns momentos lendários da história dos Beatles, como os shows no The Cavern Club, os estúdios da Abbey Road, em Londres, o primeiro tour nos Estados Unidos e muito mais, até separação do grupo.
Já que estamos falando em Beatles, quando estávamos em Londres, tivemos a oportunidade de atravessar a famosa faixa de pedestres da Abbey Road, conhecida como a "Rua dos Beatles", local onde dezenas de fãs se aglomeram todos os dias para atravessá-la.
Esta rua que muitos pensam que fica em Liverpool, foi homenageada com um álbum e um estúdio em seu nome. Ela é o único lugar do mundo onde o congestionamento é na faixa de pedestres, e não de carros da via.