Inglaterra - York
Uma cidade histórica
York
No meio da tarde, partimos de Warwick em direção à Escócia, que será o quinto país que pretendemos visitar, mas, antes queríamos passar em York, distante, aproximadamente, 227 km, pois o James, esposo da Fernanda, recomendou para que a visitássemos.
York, não confundam com Nova York, nos EUA, é uma histórica cidade medieval localizada no nordeste da Inglaterra, a qual já foi ocupada por romanos, vikings e normandos. Totalmente cercada por muralhas, à época, construídas pelos romanos, aqui existem quatro arcos que dão acesso à cidade.
Para nós, York foi uma agradável surpresa em vários aspectos. Inicialmente, pela beleza dos seus prédios e das suas casas. Interessante que não só aqui, mas em várias cidades que já visitamos na Inglaterra, percebemos que o acabamento externo das casas é apenas de tijolos à vista, ou seja, não são rebocadas e, consequentemente, não são pintadas. Assim, praticamente, todas elas são da mesma cor.
Outra surpresa, foi a imensa quantidade de turistas que encontramos por aqui, nesta pequena cidade inglesa, lotando suas pequenas vielas e muitos deles, inclusive os viajantes, como nós, sentados na grama dos inúmeros parques existentes por aqui.
No centro histórico, as vielas medievais são totalmente lotadas de turistas de diversos países. A mais famosa delas é Shambles Street (Rua da Desordem), onde existem inúmeras lojinhas, as quais vendem todos os tipos de produtos imagináveis, inclusive do Harry Potter!
Um dos locais mais visitados em York, certamente, é a linda Catedral de São Pedro, conhecida pelos visitantes como Catedral de York e, pelos nativos, como York Minster. Apenas lembrando, a palavra minster, muito utilizado pelos ingleses, além de ministro, também é utilizada em referência aos missionários que ensinavam nas igrejas anglo-saxãs.
Com suas três torres de 60 metros de altura e seus 1.458 metros de comprimento, é a mais antiga e a maior construção em estilo gótico da Grã-Bretanha. A altura do seu coro só é menor, na Inglaterra, do que a da Abadia de Westminster.
Próximo da catedral, também aproveitamos para conhecer a famosa Treasurer's House (Casa do Tesoureiro), na qual, por uma de suas janelas, o jovem astrônomo surdo e mudo, John Goodricke, com apenas 21 anos de idade, observou a variação de algumas estrelas, fato que acabou auxiliando na medição moderna do Universo.
Outro ponto turístico que atrai milhares de turistas é a Clifford Tower (Torre Clifford). Essa torre é o que restou do antigo Castelo de York.
Do alto da torre é possível termos uma visão externa dos jardins e da fachada do belo Museu de York.