Inglaterra - York
Uma cidade histórica
York
No meio da tarde, partimos de Warwick em direção à Escócia, que será o quinto país que pretendemos visitar, mas, antes queríamos passar em York, distante, aproximadamente, 227 km, pois o James, esposo da Fernanda, recomendou para que a visitássemos.
York, não confundam com Nova York, nos EUA, é uma histórica cidade medieval localizada no nordeste da Inglaterra, a qual já foi ocupada por romanos, vikings e normandos. Totalmente cercada por muralhas, à época, construídas pelos romanos, aqui existem quatro arcos que dão acesso à cidade.
Um dos quatro arcos de acesso à York - Foto: Nay
Para nós, York foi uma agradável surpresa em vários aspectos. Inicialmente, pela beleza dos seus prédios e das suas casas. Interessante que não só aqui, mas em várias cidades que já visitamos na Inglaterra, percebemos que o acabamento externo das casas é apenas de tijolos à vista, ou seja, não são rebocadas e, consequentemente, não são pintadas. Assim, praticamente, todas elas são da mesma cor.
Lindos prédios no centro de York
Belíssimas casas nas ruas de York
Outra surpresa, foi a imensa quantidade de turistas que encontramos por aqui, nesta pequena cidade inglesa, lotando suas pequenas vielas e muitos deles, inclusive os viajantes, como nós, sentados na grama dos inúmeros parques existentes por aqui.
York, com seus inúmeros turistas - Foto:Nay
Turistas e viajantes em um dos parques da cidade
No centro histórico, as vielas medievais são totalmente lotadas de turistas de diversos países. A mais famosa delas é Shambles Street (Rua da Desordem), onde existem inúmeras lojinhas, as quais vendem todos os tipos de produtos imagináveis, inclusive do Harry Potter!
Vielas lotadas de turistas em York
Um dos locais mais visitados em York, certamente, é a linda Catedral de São Pedro, conhecida pelos visitantes como Catedral de York e, pelos nativos, como York Minster. Apenas lembrando, a palavra minster, muito utilizado pelos ingleses, além de ministro, também é utilizada em referência aos missionários que ensinavam nas igrejas anglo-saxãs.
Com suas três torres de 60 metros de altura e seus 1.458 metros de comprimento, é a mais antiga e a maior construção em estilo gótico da Grã-Bretanha. A altura do seu coro só é menor, na Inglaterra, do que a da Abadia de Westminster.
Catedral de São Pedro ou York Minster
Próximo da catedral, também aproveitamos para conhecer a famosa Treasurer's House (Casa do Tesoureiro), na qual, por uma de suas janelas, o jovem astrônomo surdo e mudo, John Goodricke, com apenas 21 anos de idade, observou a variação de algumas estrelas, fato que acabou auxiliando na medição moderna do Universo.
Outro ponto turístico que atrai milhares de turistas é a Clifford Tower (Torre Clifford). Essa torre é o que restou do antigo Castelo de York.
Torre Clifford... o que restou do Castelo de York
Do alto da torre é possível termos uma visão externa dos jardins e da fachada do belo Museu de York.
Museu de York, na cidade do mesmo nome