Itália - Milão

A capital mundial da moda!

Milão

De Vevey, na Suíça, até Aosta, capital do Vale de Aosta, uma região localizada no norte da Itália, percorremos menos de 30 km. No entanto, de lá, até chegarmos em Milão, capital da Lombarida, repercorremos mais 185 km.

Após chegarmos na cidade, estacionamos o batimóvel próximo a estação de metrô Lotto e, de lá, pegamos o metrô em direção à estação Duomo.

Logo que subimos as escadas da estação, surpreendemo-nos com a imponência da Praça da Catedral (Piazza del Duomo), tanto pelas suas dimensões, que são gigantescas, como pela quantidade de turistas que a estavam visitando. 

praca-site.jpgPiazza del Duomo, em Milão

Mas é claro que o cartão-postal da praça é a catedral, mundialmente conhecida como Duomo de Milano. Na construção dessa maravilha gótica da arquitetura medieval, toda revestida de mármore, foram utilizados mais de 8 mil blocos de mármore e 2.300 estátuas! Afinal, não foi à toa, que a construção durou quase 500 anos!

Além dos mármores de Candoglia, ela possui vitrais do século XIII, que contam a história da Bíblia, a cripta de São Carlos e a magnética estátua de São Bartolomeu apóstolo!  

nos-e-o-duomo-site.jpgA famosa Duomo de Milano, em Milão

Nas suas portas frontais, partes das esculturas brilham, de tanto os fiéis passarem as mãos, em demonstração de fé, principalmente, o rosto do Menino Jesus.

escultura-de-jesus-site-1.jpgEscultura na porta da Duomo

A galeria Vitório Emanuele II, o shopping center mais antigo da Itália (foi construído no século XIX), já nasceu para ser chic

Criada como um corredor entre a Praça Duomo e Praça Scala, ela era usada pela burguesia milanesa para passear antes, ou depois, dos espetáculos do Teatro Scala.

Ela é o símbolo máximo do lado fashion da cidade!

galeria-externa-site.jpgVista frontal da famosa GaleriaT

As molduras do teto, em estilo eclético de ferro e vidro, são um dos muitos detalhes deste belíssimo prédio construído em forma de cruz e, que ainda mantém, até hoje, todo o charme da Belle Époque!

galeria-lotada-site-1.jpgGaleria Emanuelle II, em Milão

Com suas luxuosas lojas, representadas por todas grifes e marcas famosas do mundo todo, a galeria é o lugar mais famoso para ir às compras em Milão, principalmente, para aqueles que não tem nenhum tipo de preocupação com a conta bancária.

lojas-site-1.jpg
Grifes e lojas

Mas não se preocupe, mesmo que o seu perfil seja do tipo "apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no bolso", você pode passear, tranquilamente, pelo "quadrilátero da moda" e, apenas observar, os belíssimos produtos expostos nas lojas.

Ah! Existe uma lenda que diz que, quem girar, com o calcanhar direito, em cima dos órgãos genitais do touro (que representa Turim), e que está desenhado no mosaico no centro da galeria, terá muita sorte em todos os aspectos da sua vida!

galeria-simbolo-insta.jpgUm dos tantos mosaicos da Galeria

Na continuação do nosso passeio, fomos conhecer o Teatro Scala. Construído sob autorização da imperatriz austríaca Maria Teresa, ele é uma das casas de ópera mais famosas do mundo, na qual grandes músicos e compositores já se apresentaram.

teatro-scala-insta.jpgEstátua em frente ao Teatro Scala, em Milão

Encerramos nosso passeio visitando o Castelo Sforzesco. Construído no século XIV, ele teve uma história de destruição, invasão, ampliação e reforma ao longo do tempo.

Leonardo da Vinci, entre outros, o fizeram de palco de festa e bebedeiras, juntamente com a nobreza da época.

nos-e-a-fonte-site.jpgCastelo Sforzesco, em Milão

Lamentavelmente, depois de mais de um ano viajando pelo mundo, enquanto passeávamos pelo centro de Milão, nosso motorhome foi assaltado e furtaram alguns dos nossos pertences.

É claro que ficamos tristes pelos objetos e, pelo tempo perdido, pois tivemos que interromper nossa viagem por quase uma semana, aguardando uma janela nova, mas... "vida e viagem que seguem", não é mesmo?

* * * * *