Vaticano
O menor país do mundo!
Vaticano
Quem visita Roma, normalmente, também acaba visitando o Vaticano, afinal de contas, este minúsculo país, também conhecido como Cidade do Vaticano, fica localizado no centro da capital italiana.
Um pouco estranho isso... um país dentro de uma cidade? Na verdade, o Vaticano, assim como Mônaco, na França, é um desses casos de cidade-Estado soberano, ou seja, são países minúsculos, mas, politicamente autossuficientes.
No caso do Vaticano, além de ser considerado o menor país do mundo, pois tem apenas 800 habitantes, ele ainda tem uma outra curiosidade interessante: a defesa do país é de responsabilidade da Itália, no entanto, a segurança do Papa fica por conta da Guarda Suíça.
A nossa visita ao Vaticano foi bem mais curta do que gostaríamos, pois acabamos dedicando um tempo maior à Roma e, quando chegamos lá, já havia passado do meio dia.
Mas, mesmo assim, visitamos alguns dos principais pontos turísticos, exceto aqueles que necessitavam de compra antecipada de ingressos, ou seja, lamentavelmente, acabamos não visitando a Capela Sistina e nem os museus.
Dois dos principais pontos turísticos visitados aqui no Vaticano, são a Basílica e a Praça de São Pedro. É impossível deixarmos a emoção de lado quando entramos na praça e visualizamos a Basílica.
Projetada com a contribuição de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Michelangelo, Rafael e Bernini, sob o seu altar está enterrado São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa.
Todos os dias, milhares de católicos entram na Basílica de São Pedro, para conhecer este que, além de ser o maior e mais importante templo do catolicismo, com capacidade para receber até 60 mil pessoas ao mesmo tempo, também é um dos locais cristãos mais visitados do mundo.
Embora a Basílica de São Pedro seja muito usada nas missas papais, tanto por seu tamanho quanto pela proximidade com os aposentos do Papa, o prédio não é uma catedral, pois, este nome é dado somente aos templos católicos que servem como a sede de um bispo.
Ah! A casa oficial do atual Papa (Francisco), é a Basílica de São João de Latrão, mas ela não fica localizada no Vaticano e, sim, em Roma.
A única residência "papal" que visualizamos aqui foi uma utilizada, à época, pelo Papa Paulo VI.
Bem no centro da Praça São Pedro, muito próximo do local onde o apóstolo São Pedro foi martirizado, encontra-se o Obelisco do Vaticano.
Com 40 metros de altura e proveniente do Egito, ele foi transportado para o Vaticano, por ordem de Calígula.
Um detalhe importante sobre este obelisco é a cruz que fica na parte de cima dele. Ela guarda um dos pedaços originais da cruz de Jesus, e foi colocado ali pelo Papa Sixto V.
Continuamos nossa visita em direção ao Castelo Sant'Angelo, que fica muito próximo dali, mas já não está mais na jurisdição do Vaticano e, sim, de Roma.
Essa esquina é um dos principais pontos de passagem das charretes com turistas. Ali, eles aproveitam para pousarem para fotos, enquanto os cavalos, também, aproveitam para relaxar, em todos os sentidos.
* * * * *