Itália - Veneza

Uma das cidades mais românticas do mundo!

Veneza

Quando fui à Veneza, meu sonho transformou-se no meu lar." - Marcel Proust

 

Como havíamos deixado nosso motorhome na casa da família Garziera, em Preganziol, para nos deslocarmos até Veneza, tomamos um trem e descemos na estação Santa Lúcia, uma das maiores estações de trem da Itália

Assim que descemos, ficou difícil contermos a emoção ao visualizar o Grande Canal e, ao fundo, com sua enorme cúpula verde, a belíssima Igreja de San Simeon Piccolo, que foi inspirada na Grécia antiga e no Pantheon.  

chegada-site-2.jpgEmoção ao chegar em Veneza

No outro lado da estação, está a La Ferrovia que é o nome da parada de Vaporetto. Dela, partem os barcos das principais linhas que percorrem Veneza e as ilhas próximas.

Nós optamos por caminhar até a Piazza São Marcos. Foram, aproximadamente, 50 minutos, em ritmo bem confortável, pelos labirintos das ruelas.

Embora não fosse carnaval, a Nay já entrou no ritmo e comprou as famosas máscaras venezianas, as quais estão expostas em, praticamente, todas as lojas da cidade.

nay-mascara-site.jpgMáscaras venezianas, um símbolo da cidade

Embora Veneza esteja sempre lotada de turistas, caminhar por suas ruelas, repletas de pontes e canais, ainda é a melhor forma de se locomover. 

eu-e-os-canais-site.jpgVista parcial de um dos canais de Veneza

Por falar em canais, aqui existem, nada mais nada menos, do que 177 deles! Somando-se 400 pontes e 118 ilhas, o resultado faz com que ela seja uma das cidades mais românticas do mundo! 

É claro que a cidade tem muita história e construções lindas, mas fica difícil competir com imagens que mais parecem uma pintura, como esta abaixo, não é verdade?

canal-ideal-site.jpgA gôndola e o canal, símbolos de Veneza

Antes de chegarmos na Praça São Marcos, conhecemos Rialto, a ponte mais famosa de Veneza! A original foi construída em 1181 e foi a primeira estrutura criada para pedestres atravessarem o Grande Canal. No entanto, em 1588, foi construída a ponte atual, toda de pedra. 

ponte-rialto-site.jpgPonte Rialto, em Veneza

Finalmente chegamos à histórica Praça de São Marcos, com mais de um milênio de história, ela é um dos tantos cartões-postais de Veneza! Muitos dizem que Napoleão Bonaparte, ao conquistar a cidade, chamou a praça de Sala de visitas mais elegante da Europa.

Se é verdade ou não, não sabemos, no entanto, que ela é impressionante, isto é indiscutível, não apenas pelo tamanho, mas, também pela quantidade de turistas e fotógrafos que passam diariamente por aqui. São milhares! Além deles, é claro, também existem muitos pombos, fazendo parte do cenário.

Na praça, além da Basílica de São Marcos e do Palazzo Ducale, que já foi residência oficial, também está o Campanário (Campinale).

Foi do alto da torre do Campanário original, que possui 98 metros de altura, que Galileu Galilei apresentou seu telescópio ao doge, o governante de Veneza.

piazza-site.jpgVista da Praça de São Marcos, em Veneza

Mas, sem dúvida nenhuma, o destaque principal da praça, é a Basílica de São Marcos (Basílica di San Marco), a igreja mais conhecida de Veneza. Ela foi construída no século IX, para guardar o corpo de São Marcos (San Marco), um dos quatro evangelistas.

basilica-sao-marcos-site.jpgBasílica de São Marcos, em Veneza

Outro ponto turístico famoso por aqui, é claro, se trata de um canal. Chamado de Grande Canal, ele possui mais de 4 quilômetros de comprimento e divide a cidade em duas partes. É o maior e mais importante de todos os canais de Veneza

O Grande Canal já foi o endereço mais elegante de Veneza, pois, naquela época, os palácios das principais famílias abriam suas fachadas góticas venezianas, em direção à água.

canal-1-site.jpgGrande Canal, em Veneza

O sonho da maioria dos turistas que visitam Veneza é passear em uma das suas famosas gôndolas e, é claro, o nosso também não era diferente. 

Antigamente, as gôndolas eram utilizadas exclusivamente para o transporte dos venezianos, mas, hoje em dia, elas são utilizadas quase que exclusivamente para os passeios turísticos.

Para se ter uma ideia de quantidade, em 1580, circulavam 10.000 gôndolas por aqui, mas, hoje, são cerca de quinhentas delas.

porto-site.jpgNa expectativa do passeio de gôngola, em Veneza

Passear de gôndola foi muito emocionante! Navegando pelos canais menores (canalis minoris), foi possível conhecermos lugares lindos.

Pelos canais, tivemos a oportunidade de conhecermos uma Veneza diferente, onde somente as gôndolas podem nos levar, pois, não existem outro meio de chegar até eles. 

nos-na-gondola-site-2.jpgUm passeio muito especial...

 nay-gondula-site-1.jpgRealizando mais um sonho!

Durante nosso passeio, passamos pela Ponte dos Suspiros, uma das quatro famosas da cidade. Ela liga o Palazzo Ducale a um prédio onde funcionava a antiga prisão de Veneza

Reza a lenda que os prisioneiros suspiravam ao passarem por aqui, pois seria a última vez que eles veriam o mundo. Assim, a ponte acabou recebendo esse nome. 

prisao-site-3.jpgPonte dos Suspiros, em Veneza

Para nós, foi um momento de pura magia, podermos conhecer e admirar esta cidade única, surpreendemente construída sobre águas, as quais deslizam suavemente entre os canais, trazendo um clima todo especial para aqueles que a visitam.

beijo-site-1.jpgEm clima de romantismo, em Veneza

 

* * * * *