Lituânia - Siauliai
A enigmática Colina das Cruzes!
Siauliai
Quando eu estava planejando esta viagem ao redor do mundo, em cada país que eu pretendia passar, escolhia um ponto turístico famoso ou, pelo menos no meu entendimento, que valesse a pena ser visitado. E, na Lituânia, este ponto foi a Colina das Cruzes (Hill of the Crosses).
Na verdade, depois que cheguei aqui, até vi outros lugares mais lindos, como Trakai, por exemplo, no entanto, não sei o porquê, mas tinha curiosidade em conhecer este enigmático lugar.
Assim, desviei um pouco meu itinerário "original" e, saindo de Vilnius, a capital, "subi", aproximadamente, 212 km em direção ao noroeste do país, até chegar em Siauliai. Como este tipo de ponto turístico não é urbano, percorri mais 16 km até chegar à colina.
Ao chegar em Siauliai, obtive informações em um posto de gasolina de que, à noite, a colina era iluminada. E, pelo menos na opinião da frentista, a visita era até mais interessante do que durante o dia.
Assim, nem estacionei para pernoitar na cidade. Continuei a viagem e cheguei na colina em torno de 21h. Lá, sim, estacionei o motorhome junto a outros que estavam estacionados e fui conhecê-la.
O local estava deserto. Estavam apenas duas senhoras gregas, mas, já de partida. Mesmo assim, ainda deu tempo para pedir a uma delas para tirar uma foto da entrada. Depois fiquei sozinho no local. Mas, tudo tranquilo!
Embora a existência de milhares de cruzes e de cruxificos, este local não tem nada de macabro, pelo contrário, esta colina é um dos maiores centros de peregrinação católica na Europa.
Como dormi "ao pé da colina", no dia seguinte, acabei conhecendo alguns motorhomeiros, entre eles, a Família Peyrard, composta por um casal de franceses e dois filhos adolescentes, que também estão fazendo a volta ao mundo.
Assim como nós, eles também possuem um site para relatar a viagem deles. Para acessá-lo... (clique aqui).
Durante o dia, a vista da colina é bem diferente! Ela é muito mais linda! Aí, sim, pude ter uma noção exata das dimensões do local e da imensa quantidade de símbolos religiosos existentes.
O número exato de cruzes, crucifixos, etc. é desconhecido. No entanto, em 2006, já estimava-se que superasse a 100 mil! Isto mesmo! 100 mil! Mas este número aumenta a cada dia que passa, pois, diariamente, novas cruzes são colocadas aqui nesta colina!
Por três vezes, em 1961, 1973 e 1975, esta colina foi nivelada e as cruzes foram queimadas ou transformadas em sucata de metal, sendo a área totalmente coberta com lixo e esgoto. No entanto, após cada uma dessas profanações, os habitantes locais e peregrinos de todo o país imediatamente recolocaram novas cruzes!
Além de cruzes e crucifixos gigantes, existem, também, esculturas sacras, estátuas da Virgem Maria e milhares... mas, milhares de pequenos rosários, os quais são trazidos por fiéis católicos do mundo todo.
Reza a lenda, que a origem desta colina foi uma homenagem dos familiares dos lituanos enviados pelos russos para a Sibéria, quando a Lituânia tentava se libertar do domínio da Rússia!
Como a maioria daqueles que eram enviados acabavam sendo considerados como mortos, os seus familiares, in memoriam, colocavam cruzes neste local.
Assim, a primeira cruz teria sido colocada pelo filho do dono deste terreno, pois, como era aqui que o pai trabalhava, o filho considerou o local ideal para perpetuar a sua memória.
E assim, na sequência, muitas outras cruzes foram colocadas. No entanto, ainda no período da dominação, os russos as retiravam durante o dia. No entanto, à noite, a população tornava a colocá-las.
* * * * *