Lituânia - Trakai
Belíssima!
Trakai
Saí de Vilnius, no meio da tarde, rumo à Trakai, uma charmosa cidadezinha, com pouco mais de 5 mil habitantes, distante 30 km da capital da Lituânia. Cercada por três lagos: Luka, Totoriškiu e o Galvè, onde fica a Ilha do Castelo, ela também é um resort lacustre.
No passado, durante o século XIV, ela já teve seu apogeu. Naquela época, o Grand Duque Gediminas transformou a Lituânia no maior país europeu, após incorporar à Polônia, à Ucrânia, à Bielorrúsia e parte da Rússia.
O principal ponto turístico da cidade, sem dúvida, é o Castelo de Trakai ou Castelo da Ilha, como também é chamada esta belíssima fortaleza em estilo gótico-romano.
Como cheguei no final da tarde, aproveitei para estacionar o batimóvel o mais próximo do castelo e, se possível, aproveitar o pôr do sol para tirar algumas fotos. Dei sorte, pois, poucos minutos depois, um lindo balão que estava sobrevoando o lago, foi em direção ao castelo... corri e aproveitei para fotografá-lo e filmá-lo.
O cenário realmente é lindo! A imagem de um castelo de tijolinhos vermelhos e torres pontiagudas, no meio de um lago, parece cena de conto de fadas!
Para entrar no castelo, é necessário cruzar um bonita ponte de madeira. Lá dentro, estão expostas peças antigas, entre elas, moedas e o brasão representando o poderio lituano, além de uma exibição interativa da história do castelo, desde sua construção, destruição e reconstrução.
Sim! Este castelo já sofreu diversos ataques ao longo da história e, por diversas vezes, teve que ser reconstruído! A parte exterior foi onde ocorreu a maior parte da revitalização. Já, a parte interna, conserva melhor o passado do castelo, inclusive com os tijolos originais.
Por ser uma cidade-balneário, os lituanos aproveitam o verão para velejar pelas águas geladas da região.
Para finalizar meu passeio em Trakai, não poderia deixar de passar na Basílica da Virgem Maria para agradecer, afinal de contas, não são todos os dias que podemos "encantar" nossos olhos com paisagens e lugares tão lindos como este, concordam?
O interior da igreja é muito lindo! Quanto ao exterior, é quase impossível fotografá-lo, pois como a igreja fica no alto e é cercada por um muro, o espaço do lado de fora é mínimo.
* * * * *