Montenegro - Budva
O balneário mais badalado de Montenegro!
Budva
A cidade de Budva, ou balneário, como queiram, fica distante aproximadamente, 64 km de Podgorica, a capital de Montenegro.
Como ela fica localizada no litoral e, Montenegro é um país extremamente montanhoso, para chegarmos lá, precisamos, novamente, trafegar por estradas extremamente sinuosas e, o pior, literalmente, "descendo montanha a baixo"!
No entanto, na primeira pausa antes de chegarmos na cidade, do alto de uma das montanhas, já foi possível termos uma ideia da beleza que nos esperava lá embaixo!
Na alta temporada, os sérvios e os russos lotam as praias de Budva! Mas não pensem que são só eles! Não! A quantidade de árabes que circulam por aqui, também é imensa!
Como chegamos no final do dia, aproveitamos para conhecermos a orla e, também, para comprarmos tíquetes pois, no dia seguinte, queríamos fazer um tour pelas principais ilhas.
No dia seguinte, após sairmos de Budva, passamos por diversas ilhas, entre elas Sveti Stefan, Drobni Pijesak, Petrovac e Ostrvo Sveti Nikola.
A mais famosa delas é a Sveti Stefan! Nela, foi construído o Hotel Aman. Ele é luxuosíssimo, mais parecendo um castelo.
Para nós, meros mortais, não foi possível visitar, a não ser que estivessemos dispostos a pagar uma diária que oscila entre "módicos" 1.000 e 2.000 euros!
No meio do mar, fica a ilha de Sveti Nikola, também conhecida como a ilha do Navio Afundando, por causa do seu formato semelhante ao um barco naufragando.
Na sequencia do passeio chegado na ilha de Petrovac. Aqui a lança atraca durante 45 minutos. Agora, sim, era chegado o momento de desfrutarmos das águas cristalinas do mar Adriático.
A água é um pouco salgada e extremamente gelada, mas, é impossível não entrarmo para dar um mergulho.
Retornando para Budva...
O centrinho histórico de Budva, é chamado de Stari Grad. Como não é permitido o acesso de carros nesta área, fica muito fácil e agradável passear pelas ruelas, coloridas e repletas de lojinhas, bares e alguns restaurantes. Elas são uma das grande atrações da cidade.
Caminhando em direção à Mogren, encontramos um dos principais cartões-postais de Budva: a Garota Dançando. A escultura é belíssima, mas, na verdade, ela parece mais estar fazendo uma pose de balé do que dançando.
À noite, as ruas na região da Av. Mediteranska ficam lotadas de turistas. Aproveitamos para comermos um delicioso musle no famoso restaurante National Restarant Jadran.
Após o jantar, Jadran, o proprietário nos brindou com uma garrafa de vinho de uma safra especial. Foram momentos muito especiais para nós!
* * * * *