País de Gales - O país do Príncipe Charles
Um pequeno, mas, atraente país
Situado numa península da Grã-Bretanha, o País de Gales é o 6º país que estamos visitando. Ficamos felizes em atravessar mais uma fronteira, embora com uma certa expectativa, pois aqui, além do inglês, eles também falam o galês.
No entanto, embora o galês seja ensinado nas escolas e as placas sejam bilíngues, poucas pessoas o falam nas ruas.
O símbolo mais forte e mais conhecido do país é o dragão vermelho da placa abaixo que, segundo reza a lenda, protegia o país do dragão branco que morava na Inglaterra e, vira-e-mexe, atacava as vilas galesas.
Logo que cruzamos a fronteira, para nossa surpresa, após rodarmos mais de 2 mil quilômetros na Grã-Bretanha, tivemos que pagar pedágio... ainda bem que o valor que pagamos (4,6 pounds, algo em torno de R$ 22,00), foi apenas para entrar no país.
Aqui, na terra do príncipe Charles, o filho mais velho da rainha Elizabeth II do Reino Unido e de Felipe, Duque de Edimburgo, tivemos a oportunidade de conhecermos Cardiff, a capital do país.
Sem dúvida, o seu principal ponto turístico, é um castelo localizado bem no centro da cidade, denominado de Castelo de Cardiff. Ele foi erguido como uma torre normanda, por volta do ano 1.000 d.C, sobre o local onde existia um Forte romano.
Uma curiosidade: o País de Gales tem a maior concentração de castelos do mundo, com mais de 400 castelos espalhados em seus 20,7 km² de extensão territorial.
Após atravessarmos as muralhas do castelo visualizamos, no centro dele, um grande gramado, onde está localizada a key (chave), que é o cerne da construção e foi, à época, o local mais protegido.
Um local famosíssimo que conhecemos aqui em Cardiff foi a Spillers Records (Discos dos Spillers). Fundada em 1894, ela é a mais antiga loja de disco do mundo! Além de vender discos, é claro, ela é o principal local da cidade para comprar ingressos para shows musicais alternativos.
Outro ponto turístico muito visitado aqui em Cardiff, ao lado do Castelo de Cardiff e, que nós também visitamos, foi o Bute Park, um amplo espaço verde no centro da cidade, com um número surpreendente de atrações, inclusive, vários esquilos "desfilando" pelo local.
Também visitamos um estádio de futebol. Sim, isto mesmo! O Principality Stadium é o maior do país, com capacidade para 74 mil expectadores e possui, inclusive, teto retrátil. Na verdade, ele usado é utilizado, principalmente, para jogos de rugby e, eventualmente, para partidas de futebol.
Uma surpresa agradável que tivemos aqui, foi encontrarmos uma churrascaria brasileira, a Viva Brazil. Nela, foi possível comermos um legítimo e saboroso churrasco brasileiro, acompanhado, inclusive, de uma deliciosa feijoada.