Portugal - A aquisição do motorhome

A realização do sonho...

A aquisição do motorhome

Antes de sairmos do Brasil, havíamos feito alguns contatos, tanto com particulares, como com Agências revendedoras de motorhomes, para sabermos, entre outras coisas, quais os documentos necessários para aquisição e, além disso, quando possível, tentarmos negociar o preço.

Normalmente, recebíamos informações sobre a necessidade do passaporte, do NIF e do comparativo da morada, ou seja, do comprovante de residência. Assim, poucas negociações evoluíram, pois não tínhamos os dois últimos documentos citados e, nem mesmo tínhamos uma previsão de quanto tempo demoraríamos para obtê-los.

Mas, foi justamente com um particular, Sr. Pedro, residente em Lisboa, que as negociações mais evoluíram, pois, além de “fecharmos” o preço, recebemos a informação dele, de que o veículo estava reservado para nós, embora, tenha deixado bem claro que não poderia auxiliar-nos na emissão do NIF e do comprovante de residência.

Ficamos satisfeitos... Informamos que, no dia 27/02, estaríamos chegando em Lisboa para concretizarmos o negócio. No entanto, para nossa surpresa, ao chegarmos aqui, o Sr. Pedro disse-nos que já havia recebido um sinal financeiro de outra pessoa e, portanto, não poderia mais vender o motorhome para nós.

Lamentamos, uma pequena parte pelo não fechamento do negócio, mas, uma parte bem maior, pelo não cumprimento, por ele, do acordo e da reserva que havia feito. Mas “vida que segue...”

Como ele não era a única alternativa, ligamos para o André, representante da Agência AllCamping, com sede em Vila Nova de Famalicão, distante, aproximadamente, 350 km de Lisboa e agendamos com ele para, no dia 05/03, olharmos e testarmos um motorhome, que também era de nosso interesse.

O comboio, ou seja, o nosso trem, partiu de Lisboa, britanicamente, às 14h, passando por Porto e Coimbra, entre outras cidades e, chegando no final da tarde, em Famalicao.

O profissionalismo, a atenção e a disponibilidade dispensados por ele, fez com que, em pouco tempo, esquecêssemos o não cumprimento do acordo, em relação ao outro veículo.

Embora, por questões burocráticas financeiras, não tenha sido possível realizarmos a aquisição no dia em que imaginávamos, em nenhum momento, houve, por parte da Agência, qualquer intenção de desistência, pelo contrário, a partir do primeiro dia em que conversamos e demostramos interesse, deixaram bem claro que a autocaravana, como é chamado motorhome aqui, só não seria nossa, caso não a quiséssemos, pois, esperariam o tempo necessário até solucionarmos a pendência financeira, uma variável fora do nosso planejamento, gerada pelo cartão de viagem.

Fomos ao Conservatório, órgão equivalente ao nosso Cartório, onde foi feita a transferência. Para transferir um veículo aqui em Portugal é necessário: documento de identidade (no caso de estrangeiros, o passaporte), pagamento de uma taxa de 65 euros, NIF e o comprovativo de morada (que no nosso caso, por termos um Representante Legal), já constava no próprio NIF.

Dessa forma, no dia 9/3, um dia após o Dia Internacional da Mulher, estávamos de posse do nosso tão sonhado motorhome, totalmente legalizado, incluindo seguro, plotado, ou seja, pronto para viajarmos dentro de Portugal, com o documento provisório, mas, no exterior, somente a partir do recebimento do definitivo. 

670
Frente do nosso motorhome: legalizado, plotado... pronto para a viagem!

 671Parte de trás, com as nossas logos e bandeira

Ficamos felizes, quando concretizamos o negócio! Afinal, era a realização de um sonho que havíamos começado a acalentar há muito tempo. Finalmente, era chegado o momento de termos a nossa “casa” e o nosso “carro”, o que possibilitaria colocarmos em prática, a nossa tão sonhada viagem ao redor do mundo.

672Com o representante da AllCamping, André, na despedida de Vila Nova de Famalicão

É claro que, junto com a satisfação da aquisição, também estamos cientes da responsabilidade que estamos assumindo, afinal de contas, iremos dirigir um veículo, de médio para grande porte, por terras totalmente estranhas, em ruas, estradas e autoestradas de países os quais nem mesmo conhecemos! 

Mas, com muita cautela e todo o cuidado possível, acreditamos que tudo ocorrerá da melhor forma nessa nossa aventura por esse mundão de Deus!