Romênia - Transilvânia

O enigmático Castelo do Drácula!

Transilvânia

Após sair de Budapeste, capital da Hungria, viajei quase 700 km até chegar a histórica região da Transilvânia, na Romênia. Esta região é conhecida pelas belíssimas paisagens dos Cárpatos, a famosa cadeia de montanhas da Europa.

romenia-transilvania-alpes-site.jpgAlpes da Transilvânia, na Romênia

Na verdade, o meu destino final era um pequeno povoado denominado Bran. Esta comuna, como são chamados as menores subdivisões administrativas na Romênia, está associada às lendas de vampiros, principalmente, devido a influência do romance Drácula, de autoria de Bram Stoker e as suas muitas adaptações cinematográficas.

Aqui está localizado o Castelo de Bran. Este local, supostamente, seria a residência do vampiro mais famoso da literatura. Mas é claro que isto é apenas uma suposição, pois em seu livro Stoker não citou nomes. No entanto, a descriçao do local e a arquitetura do castelo onde o vampiro morava são muito semelhantes ao de Bran, por isso, este local se tornou conhecido, mundialmente, como o Castelo do Drácula.

romenia-transilvania-castelo-arvores-site.jpgCastelo de Bran ou do Drácula, na Transilvânia

Confesso que, de motorhome, não é fácil chegar até aqui. O Maps.me (aplicativo que eu uso para localização), quase ficou "doido" de tanto informar "curva acentuada à direita" e "curva acentuada à esquerda". As estradas tem tantas curvas quanto as estórias que são contadas sobre o vampiro mais famoso do mundo.

romenia-transilvania-alpes-percurso-site-2.jpgCurvas dos Alpes da Transilvânia, na Romênia

Castelo de Bran foi construído no alto de uma colina de 200 metros, em 1.212, pelos Cavaleiros Teutônicos. A partir do século XIX, depois de ser atacado diversas vezes, ele começou a perder importância por causa da destruição e da mudança estratégica das fronteiras romenas.

romenia-transilvania-castelo-e-eu-site-1.jpgVista dos muros do Castelo de Bran, na Transilvânia

Com a unificação da Romênia, o castelo tornou-se uma das residências oficiais, um presente do povo de Brasov à Rainha Maria. Posteriormente passou ao poder dos comunistas e tornou-se museu. Existem várias atrações no interior do castelo. Uma delas, é uma passagem secreta que liga o primeiro ao terceiro andar.

romenia-transilvania-castelo-escada-site.jpgPassagem secreta no Castelo de Bran

Nos 60 aposentos do castelo, todos devidamente mobiliados e decorados à epoca, estão expostas obras de arte, decoração e armas da realeza.

romenia-transilvania-castelo-mesa-site.jpgUma das salas do Castelo de Bran, na Transilvânia

romenia-transilvania-castelo-sala-site.jpgOutra sala do Castelo de Bran

Do alto do castelo, a vista é muito linda, principalmente, agora que é outono aqui na Europa. As árvores estão com uma mistura de cores entre o amarelo e o vermelho.

romenia-transilvania-castelo-vista-2-site.jpgVista do alto, entre as colunas do Castelo de Bran

romenia-transilvania-castelo-vista-site.jpgVista da comuna de Bran, do alto do castelo

Mas, afinal, será que Drácula existiu mesmo ou é apenas uma lenda? Na teoria, a existência dele está associada ao reinado do príncipe Vlad III . Foi a partir desse momento que a história começou a se misturar com a lenda, pois o pai dele, Vlad II, era conhecido como Vlad Dracul, (Vlad Dragão), por pertencer a um grupo religioso chamado "Ordem do Dragão". 

Consequentemente, Vlad III recebeu o título de Draculea, "o filho do Dragão", pois o sufixo “ea” significava filho. Porém, a palavra Dracul, na língua romena também pode ser interpretada como "diabo". Assim, Draculea significava “o filho do diabo”, principalmente, para os seus inimigos, por causa de sua fama de extrema crueldade e desrespeito pela vida humana. 

Por causa do seu método preferido para matar seus inimigos, o empalamento, ele ficou conhecido como Vlad "Tepes" que, traduzido para o português, significa "o empalador". O empalamento era um método cruel de tortura, que consistia em enfiar uma estaca de madeira no ânus ou na vagina, fazendo com que atravessasse todo o corpo e, consequentemente, perfurando todos os órgãos, até atravessar a boca, pescoço ou outra extremidade da vítima.

Na verdade, a ligação entre o Drácula e o prínciple Vlad III, não é (e nem poderia ser) muito precisa. Existem diversas teorias e muitos mistérios sobre o assunto.

No entanto, para os romenos, Vlad III é considerado uma figura heróica, pois foi um grande guerreiro na luta contra a invasão do Império Otomano naquela época, inclusive, ajudando a impedir o avanço dos muçulmanos para outras regiões da Europa

romenia-transilvania-castelo-vlad-site.jpgVlad III - "O Empalador"

* * * * *