Rússia - Moscou
Parte III - Bunker 42 - O famoso abrigo antiaéreo!
Moscou - Parte III
Um dos locais que gostaríamos de visitar aqui em Moscou, era o Bunker 42, o famoso abrigo antiaéreo da Rússia, que foi utilizado durante a Guerra Fria! Ele já teve vários outros nomes mas, atualmente, é conhecido por Exhibition Complex Bunker 42.
Como não conseguimos adquirir os ingressos via online fomos, pessoalmente, tentar visitá-lo. E conseguimos! Na verdade, são vendidos ingressos presenciais para grupos de ingleses e, mesmo não sendo um deles, é óbvio, foi possível "ingressarmos" junto com um desses grupos.
Localizado no centro de Moscou, em um prédio comum, amarelo claro, igual a centenas de outros, se não fosse pela placa indicativa, certamente, ninguém advinharia o que está por trás, ou melhor, por baixo, daquela entrada verde com uma estrela soviética no alto.
Só de pensarmos em "mergulhar" 65 metros de profundidade para percorrer corredores totalmente secretos durante 30 anos, já dá um certo calafrio! Afinal, sabe-se lá o quê esperar de um tour deste tipo, concordam? A sensação que temos é que o tempo retrocedeu e a Cold War (Guerra Fria) voltou!
A impressão, após cruzarmos o portão inicial, ainda antes de descermos, é que estamos entrando em um navio, pois as paredes, por serem de ferro, têm uma certa semelhança com os navios cargueiros.
Logo em seguida, é possível visualizar uma "simpática" placa indicativa, informando qual será o nosso destino a partir dali, durante 1 hora e meia, aproximadamente: o interior do famoso Bunker 42!
Até pouco tempo, o acesso às instalações era feito por escadas, totalizando 290 degraus, entre ida e volta! Já pensaram? Ainda bem que agora foi liberado o uso do elevador!
Mesmo com paredes de 1 metro de concreto, totalmente cobertas de aço, ainda é possível ouvirmos o barulho dos trens passando sobre as nossas cabeças! Além disso, a visão que temos até aqui, ainda é bem agradável, pois esta parte está devidamente acarpetada.
Embora o lugar tenha uma ventilação razoável, na maioria das instalações, ele é apertado. E, se torna mais ainda, pois todos querem andar juntos, para não perder nenhuma informação repassada pelo guia.
Originalmente, o complexo do Bunker 42 tinha quatro níveis, em túneis separados, ocupava 7.000 m², podendo manter 600 pessoas, por um período de até 3 meses.
Existia uma passagem secreta até a estação de metrô Taganskaya. Por ela, eram transportados os suprimentos e, também, era feito o acesso dos oficiais militares. Ela poderia ser utilizada, tanto para acesso quanto para fuga, pois tinha ligação diretamente com o Kremlin, a sede do governo.
Aqui embaixo, estão expostos protótipos de aviões e de mísseis, os quais estavam prontos, nos quartéis, para entrarem em ação, a qualquer momento, em caso de real necessidade.
No tour básico, foi possível vermos a sala de comunicações, onde ocorriam as reuniões e outros vários itens, como medidores de radiação, máscaras, mobiliários, equipamentos de comunicação, roupas e armas.
O espaço aberto às visitas, é onde funcionava as operações do centro de controle. Nos outros setores, eram os reservatórios de água e de energia, além das acomodações com dormitórios, vestiários e a cozinha.
Aqui no centro de controle, estava tudo estrategicamente preparado! Bastava apertar um botão!
A sensação, aqui embaixo, que já era de suspense, ficou dramática, quando ouvimos o som de uma explosão de uma bomba! De repente... escuridão total!
Imediatamente, dispara um alarme, com algumas dezenas de decibéis! Sinistro! Ainda bem que era apenas uma simulação! Ufa!