Rússia - Transiberiana

Parte II - Lago Baical

Transiberiana - Parte II

O trem partiu de Novosibirsk às 12h34min, do dia 12/08/2018, em direção à cidade de Irkutsk, capital da Sibéria do Leste ou Oriental, como queiram.

É incrível a pontualidade desta companhia ferroviária! Os trens não atrasam nenhum um minuto, nem mesmo nas minúsculas paradas, que são de apenas 2min, as quais são feitas em algumas estações!

Como a previsão de chegada no destino era no dia seguinte, às 20h44, com essa pontualidade toda, certamente, a viagem demoraria exatamente 32h10min.

russia-transiberiana-embarque-site.jpgEmbarque rumo à Siberia, na Ásia

Assim como na viagem à Kirov, desta vez também optei por comprar passagem para a segunda classe.

Denominada kupe (cupê), nela, em cada vagão, existem nove cabines, com quatro camas em cada uma. Todas as cabines tem portas e o vagão possui um longo e estreito corredor.

russia-transiberiana-crianca-site.jpgNo corredor, com a minha mais "novíssima" amiga

Embora possuam quatro camas, eu acredito que uma passagem não foi vendida, pois, quando cheguei na cabine, estavam apenas duas senhoras. Não preciso nem comentar como era nosso diálogo, não é? Como elas não falavam nada de inglês e eu, nada de russo, era só na base do "tradutor".

A mais falante chamava-se Olga e, o nome da outra, parece-me que era Irina, ou algo parecido. Como esta última desceu na noite do primeiro dia da viagem, ficamos apenas a Olga e eu na cabine.

russia-transiberiana-dona-olga-e-eu-site.jpg"Dona" Olga e eu, na hora de um dos lanches

Viajar de trem por longas horas tem, pelo menos, uma grande vantagem: é uma ótima oportunidade para exercitarmos a paciência. Verdade! Como não existem opções de lazer, alguns passam o tempo fazendo palavras cruzadas, outros, jogando cartas e, uma quantidade menor ainda, entre eles eu, lendo livros.

Ah! Mas quando não estava lendo, enquadrava-me em uma outra classe de passageiros...  aqueles não praticam nenhuma das opções acima e, pacientemente, deixam o tempo passar, olhando a paisagem!

Assim, exercitamos nossa paciência! São quilômetros e quilômetros sobre trilhos! Pelas janelas das cabines ou do corredor, a única coisa que vemos é taiga, uma vegetação típica desta região, formada por árvores altas, parecidas com pinheiros.

Não são muitas as estações em que o trem para e, as poucas vezes que ele para por um tempo maior do que 10min, é momento de descermos para relaxar e caminhar um pouco para "esticarmos" as pernas.

transiberiana-paradas-site.jpgParada... momento de descer e relaxar

Lago Baical

No dia seguinte, depois de obter informações, via tradutor, é claro, consegui chegar a estação onde são vendidas as passagens para o lago. Existem duas opções para se chegar lá: via Listvyanka ou via ilha Olkhon. A diferença entre elas, é o tempo de viagem.

Como a primeira fica distante apenas 1 hora, muitas pessoas, assim como eu, optaram por ela e não pela outra, que fica distante quase 6 horas de viagem.

Comprar passagens aqui na Rússia não é uma das tarefas mais fáceis. Normalmente, as atendentes não falam inglês. Assim, a solução é escrevermos todos os dados e repassarmos para elas. Até agora, usando essa "metodologia", não tivemos nenhum problema.

Como a distância até a localidade de Listvyanka é de apenas 70 km, a viagem de van é rápida. O local é um pequeno lugarejo e, assim, como em Irkutsk, aqui ainda existem várias casas tradicionais de madeira.

russia-irkutsk-casa-arvore-casa.jpgCasas tradicionais siberianas, em Listvyanka

Segundo o motorista, somente nos últimos anos, é que os gestores públicos começaram a se preocupar em construir pousadas, restaurantes e alguns hotéis, para oferecer uma melhor estrutura aos visitantes do lago.

russia-irkutsk-predio-site.jpgNovos hotéis, em Listvyanka

Mas, na verdade, o objetivo principal dos viajantes que se deslocam até aqui, é visitar o famoso Baycal Lake (Lago Baical). O mais profundo e antigo lago do mundo! São 1,7 km de profundidade e 25 milhões de anos!

Como se não bastasse esses dois "pequenos atributos", ele ainda é imenso! São 80 de largura por 636 km de extensão! Isto mesmo!

Além de tudo, ele é lindo, aliás muito lindo! Sabe quando olhamos para a linha do horizonte e água se confunde com ela? Então... aqui acontece isto! Exceto um dos lados, onde existem algumas montanhas, para os demais lados que olhamos, a única coisa que vemos é água! É um "monstro" de grande!

russia-irkutsk-lago-baical-site-1.jpgO famoso Lago Baical, na Sibéria

russia-irkutsk-lago-baical-eu-site.jpgVisitar a Sibéria! Sonho realizado!

Para mim, visitar a Sibéria teve um significado muito especial! Desde o primeiro dia em que comecei a pensar em realizar esta viagem ao redor do mundo, um dos meus sonhos era realizar a travessia da Transiberiana e vir até esta região!

Sonhar é muito bom, mas, realizá-los é melhor ainda! Por isso, sou grato a Deus, por ter conseguido realizar este sonho!