Rússia - Peterhof
O Palácio de Verão do Czar!
Peterhof
Deixamos nosso motorhome em São Petersburgo e fomos de van até Peterhof, na costa do golfo da Finlândia. Até lá são, aproximadamente, 30 km. Fomos visitar o famosíssimo Peterhof ou Petrodvorets, o Palácio de Pedro, o Grande, que foi construído para ser a “Janela da Europa”.
Pedro o ergueu para que a arquitetura da construção e a vida social da sua corte fossem comparadas com as de Versalhes, além, é claro, para mostrar aos grandes nomes da realeza européia que não deixava nada a desejar em relação a eles.
E, realmente, em alguns aspectos, como por exemplo, as fontes e as estátuas, poderíamos dizer que até superou Versalhes.
Durante a Segunda Guerra mundial, durante 900 dias, a cidade quase foi aniquilada pelos alemães, mas o projeto idealizado por Pedro e, após a sua morte, concluído por Catarina, a Grande, foi cuidadosamente reconstruído segundo os planos originais do Czar.
Este extravagante palácio de verão possui mais de 120 hectares de jardins. Nos Jardins Inferiores, a Grande Cascata é, sem dúvida, o mais famoso cartão postal do palácio. Nela, o destaque é a Fonte de Sansão! A escultura dourada do herói bíblico segurando as mandíbulas do leão representa a vitória da Rússia sobre a Suécia, na Grande Guerra do Norte.
A cascata é impressionante não apenas pela beleza das estátuas douradas como também pela tecnologia – as fontes funcionam sem uso de bombas!
Como a água vem da nascente que fica nos Jardins Superiores, a diferença de altitude foi aproveitada para gerar pressão e ativar as fontes. O jato d’água da Fonte de Sansão atinge incríveis 20 metros de altura!
Na entrada, só os Jardins Superiores já valeriam a visita! Eles são tipicamente francês e possuem cinco fontes, incluindo uma que representa Netuno, o Deus do Mar. Os jardins já são uma prévia da beleza do palácio!
As outras cascatas do parque apresentam desenhos de tabuleiros de xadrex e vários outros muito lindos!
Outro destaque são as famosas escadarias, as quais são ligadas ao mar Báltico por um imenso canal.
No projeto original traçado por Pedro e, posteriormente, com a ajuda dos melhores arquitetos e engenheiros franceses e italianos, estavam previstas 39 estátuas e 19 km de canais.