Rússia - Irkutsk

Chegando à Ásia

Irkutsk

Localizada na Ásia, Irkutsk é a capital da Sibéria Oriental ou do Leste, como queiram. Para chegar até aqui "passei" por 4 fusos horários. Assim, a diferença para o Brasil, que em Moscou são 6, aumentou para 10 horas.

Minha passagem pela cidade foi rápida, pois o meu objetivo nesta região era visitar o Lago Baical. No entanto, foi possível perceber que, embora pertencente à Rússia, pelo fato dela estar localizada na Ásia, ela tem muito mais "cara" de asiática do que de russa.

Além dos asiáticos nativos, existem muitos outros, imigrantes das ex-repúblicas soviéticas que vieram trabalhar aqui. Um exemplo disso, foi o taxista que fez o meu transporte do hotel para o aeroporto. Ele é oriundo do Cazaquistão.

Um dos principais pontos turísticos da cidade, se não o principal é, sem dúvida, a Cathedral of the Kazan Icon of the Mother of God (Catedral do Ícone de Kazan da Mãe de Deus), conhecida popularmente por Igreja Kazan. É bom ressaltar que a Nossa Senhora de Kazan é a padroeira de milhares, ou talvez de milhões, de lares russos.

Existem várias versões sobre a origem do Ícone de Kazan, mas todas elas estão conectadas com o destino da Rússia como nação. 

Uma delas, é que os generais a levavam para as batalhas reverenciando-a como Kazanskaya, a Protetora da Rússia e, por isso, se converteu em um símbolo russo de vitória e de liberdade.

A fotogênica catedral é belíssima! Ela é considerada o principal cartão postal da cidade! Mas não é apenas o seu exterior, o interior dela também é muito lindo!  

russia-irkutsk-catedral-kazan-grande-site-1.jpgExterior da Igreja Kazan, em Irkutsk

 russia-irkutsk-catedral-kazan-interior-site.jpgInterior da Igreja Kazan, em Irkutsk

No passado, muitos artistas russos, oficiais e nobres foram enviados para o exílio aqui na Sibéria, por participarem na revolta Decembrista contra o Czar Nicolau I.

Como consequência, Irkutsk tornou-se o grande centro da vida intelectual e social para esses exilados, e grande parte do patrimônio cultural da cidade vem deles, assim como muitas de suas casas de madeira, enfeitadas com ornamentos talhados à mão, as quais hoje sobrevivem em forte contraste com o padrão de blocos de apartamentos soviéticos.

Essas tradicionais casas siberianas construídas com troncos de árvores, são denominadas izbas e foram um dos tipos mais comum de moradia dos antigos povos eslavos. 

russia-irkutsk-casa-2-site.jpgAs tradicionais izbas, em Irkutsk

Mas não são apenas as tradicionais que ainda sobrevivem. Existem inúmeras casas novas, também construídas de madeiras. Elas trazem para Irkutsk um "ar típico" de cidade do interior.

russia-irkutsk-casa-1-site.jpgNovas casas de madeiras, em Irkutsk

Passeando pela principal rua, ao lado do Teatro Musical, existe uma estátua em homenagem ao famoso dramaturgo Alexander Vampilov. Muitas de suas peças foram filmadas ou televisionadas na Rússia, mas, quatro delas foram traduzidas para o idioma inglês. Um exemplo foi Duck Hunting (Caça ao Pato), apresentada em Londres e em Washington.

russia-irkutsk-alexander-site.jpgEstátua de Alexander Vampilov, em Irkutsk

russia-irkutsk-teatro-site.jpgTeatro Musical de Irkutsk

Como já é tradição nas cidades russas que visitamos até agora, aqui também existe uma estátua homenageando um "ilustre". Trata-se de Alexander III, o qual foi imperador da Rússia, durante o período de 1881 até 1894, ano em que morreu. 

russia-irkutsk-estatua-site.jpgEstátua de Alexander III, em Irkutsk

Banhada pelo rio Angara, no final da rua principal, está localizado um lindo cais, construído na época do antigo porto. Passei por ele e fui até o outro lado para conhecer o parque. Ao cruzar pela ponte, encontrei esta "simpática" família de focas.

russia-irkutsk-focas-site.jpg"Focas" no cais do rio Angara, em Irkutsk

No outro lado do rio, no parque, existe um belo jardim, de onde é possível termos uma linda visão, embora parcial, da cidade.

russia-irkutsk-jardins-site.jpg 

* * * * *