Suécia - Estocolmo

A cidade das ilhas

Estocolmo

Depois de retornarmos de Tromso, passamos por Oslo, a capital da Noruega e entramos novamente na Suécia, desta vez tendo como destino Estocolmo, a capital do país, distante 525 km.

Para nosso alívio, fizemos os últimos abastecimentos de diesel na Escandinávia. A Noruega foi o país em que pagamos mais caro o litro do diesel: 1,607 euros, ou seja, R$ 7,26. Já aqui na Suécia, reduziu um pouquinho... pagamos o equivalente a R$ 6,72. Ufa!   

Estocolmo é a maior cidade do país e um dos seus apelidos é Veneza do Norte. Foi bem aplicado pois ela está situada em um arquipélago formado por 14 ilhas e com 53 pontes, no encontro do lago Mälaren e do mar Báltico. Portanto, como ela é uma cidade portuária não é difícil visualizar grandes navios cruzeiros atracados no píer do porto. 

suecia-estocolmo-navio-logo.jpg
Vista do porto de Estocolmo, na Suécia

Nossa visita à capital sueca não foi muito demorada, pois já havíamos comprado, com antecedência, as passagens de ferry boat para a Finlândia, mas mesmo assim, no curto espaço de tempo que passamos na cidade, aproveitamos para conhecer alguns dos principais pontos turísticos.

Um deles foi o Abbamuseet (Museu do Abba). Lembram do Abba, aquela banda sueca que foi um dos grupos pop mais famosos do mundo, na década de 70?

Para se ter uma ideia, eles foram o quarto maior vendedor mundial de discos, ficando atrás apenas de Elvis Presley, Michael Jackson e Beatles. A seguir, uma foto do grupo com seus trajes típicos da época e, à direita, seus dois novos componentes.

suecia-estocolmo-abba-logo.jpgTrajes típicos do grupo sueco ABBA

Em uma das 14 ilhas da cidade, a Djurgarden, existem vários museus. Um deles é o Nordiska Museet (Museu Nórdico), dedicado à história do povo sueco e a sua cultura, desde o final da Idade Média até à Contemporânea

suecia-estocolmo-universidade-logo.jpgVista lateral do Museu Nórdico, em Estocolmo

suecia-estocolmo-museu-nordico-frontal-logo.jpgMuseu Nórdico, vista frontal

Lá, também visitamos o Vasa Museet (Museu Vasa). Dentro deste museu histórico temático encontra-se o navio de guerra sueco Vasa, afundado na sua primeira viagem. Interessante que, depois de 333 anos no fundo do mar, foi recuperado e, atualmente, está exposto ao público. O Museu Vasa é o mais visitado dos países escandinavos.  

suecia-estocolmo-vasa-logo.jpgVasa Museet, em Estocolmo

E, além destes, também tivemos a oportunidade de passar no Biologiska Museet (Museu de Biologia), no entanto, não foi possível visitá-lo, pois neste dia estava fechado. Neste museu encontram-se animais empalhados reconstruídos, os quais representam a fauna sueca.

suecia-estocolmo-museu-logo.jpgMuseu de Biologia de Estocolmo

No final da tarde, fomos em direção ao portão 8, do terminal portuário da empresa Tallink Silja, para embarcarmos, nós e o batimóvel, em direção à Turku, na Finlândia.

suecia-estocolmo-porto-logo.jpgEmbarque para a Finlândia, no porto de Estocolmo