Suécia - Malmo
A extraordinária ponte de Oresund
Malmo
Atravessar a fronteira da Dinamarca com a Suécia, de motorhome, via Malmo, foi uma das experiências mais marcantes que já tivemos até agora nessa nossa viagem ao redor do mundo! Sério! Percorremos um complexo rodoferroviário, inclusive com uma parte sobre o mar, de mais de 16 km!
Após partirmos de Copenhague entramos em um túnel com mais de 3,5 km de extensão, quando saímos dele, atravessamos uma ilha artificial com 4 km. Na sequencia, subimos para cruzar a maior ponte rodoferroviária da Europa... a ponte do Oresund!
A ponte tem quase 8 km de extensão e um pilar de quase meio quilometro de altura do vão acima do nível da água! Com dois níveis, os carros trafegam na parte superior e, os trens, na inferior!
A vista aérea é linda! A sensação é que estávamos "mergulhando" com o motorhome quando saímos do túnel para cruzarmos a ilha e chegarmos até o início da ponte! Vista do alto, ela até parece uma grande arraia deslizando sobre o mar!
Malmo, é a terceira cidade mais populosa da Suécia, ficando apenas atrás de Gotemburgo e da capital Estocolmo. Conforme comentamos nas matérias que escrevemos sobre a Dinamarca, os países escandinavos embora pertencentes à União Européia, não aderiram ao euro.
Por isso, aqui na Suécia tivemos que nos "adaptar" ao uso da coroa sueca (SEK), a qual, após a conversão, R$ 1,00 equivale algo em torno 2,4 SEK.
Malmo é uma cidade ousada que une o moderno com o tradicional. Um exemplo dessa modernidade é o Turning Torso, o maior prédio da Escandinávia e o segundo prédio residencial mais alto da Europa, perdendo apenas para o Triumph-Palace, em Moscou.
Desenhado pela famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, este luxuoso e retorcido edifício, com 190 metros e 54 andares, atrai turistas de todo o mundo para admirá-lo!
Por ser uma cidade portuária, existem várias marinas, de todos os tamanhos, espalhadas pela cidade, com barcos atracados em todas elas.
Na parte histórica da cidade, dentro do Slottstradgarden, um belo jardim, está localizado o Castelo Malmoshus que, no passado, já foi uma prisão e a sede da Casa da Moeda da Dinamarca, quando esta cidade pertencia àquele país.
Construído no estilo renascença, esta é uma das mais antigas fortalezas deste estilo existentes nos Países Nórdicos!
Em alguns bairros da cidade existem lagos tipo "pesque e pague", rodeados de casas tradicionais, com placas indicativas de que já está aberto o período de pesca!