Suíça - Vevey
A cidade da Nestlé e de Carlitos!
Vevey
Quando saímos de Berna, a capital da suíça, a princípio, nosso destino seria a Itália. No entanto, recebemos a sugestão da prima da Nay, a Gilca Maria, que há muitos anos vive na Suíça, para visitarmos Vevey.
O interessante dessa nossa viagem, é podermos visitar cidades que não são tão badaladas quanto as capitais ou, outras cidades famosas de cada país, no entanto, mesmo não sendo grandes, muitas delas são cidades surpreendentes.
E este foi o caso de Vevey, localizada a menos de 100 km de Berna, na região chamada de Rivieira suíça a qual, casualmente, estava no nosso itinerário.
À beira do lago Genebra (também chamado de Léman) e encravada nos Alpes, Vevey é uma simpática cidadezinha, com pouco mais de 16 mil habitantes, que fica localizada no Cantão de Vaud (cantão é como se fosse uma região do Brasil).
Com incríveis paisagens alpinas que encantaram e continuam encantando pessoas do mundo todo, Vevey tem um cenário bucólico, tipo Conto de Fadas!
A surpreendente Vevey, na Suíça
Foi muito gostoso caminharmos, lentamente, à margem do lago e apreciarmos suas lindas esculturas. Um dos principais cartões-postais da cidade, é um belíssimo garfo gigante de aço inoxidável brilhante encravado na margem do lago.
Essa escultura foi criada, em 1995, pelos artistas suíços Jean-Pierre Zaugg e Georges Favre, em comemoração aos 10 anos do Museu da Alimentação.
Após a exposição, que foi temporária, a escultura deveria ser retirada, no entanto, ela foi escolhida pelos moradores, através de um abaixo-assinado, para ornamentar o lago para sempre. Hoje, ela é um dos símbolos da cidade!
Famosa escultura do "Garfo", em Vevey
Apreciarmos a vista dos Alpes sentado, relaxadamente, em uma das cadeiras que foram colocadas nas pedras na beira do lago ou, simplesmente lendo um livro, traz uma enorme sensação de paz e tranquilidade!
Momentos de paz, à beira do lago
Momentos de tranquilidade à beira do lago
Entre os moradores ilustres de Vevey, destacam-se dois: Fyodor Dostoevsky, o famoso escritor, filósofo e jornalista russo e Charlie Chaplin. Carlitos, o famoso comediante britânico, viveu aqui, com sua família, os últimos 25 anos de sua vida.
No caso de Chaplin, além do Chaplin's Word, o museu em sua homenagem, também existe, à beira do lago, uma praça em seu nome. Lá, está exposta uma estátua do artista, que vestido de Carlitos, parece estar contemplando o lago.
Carlitos, uma ilustre companhia
Recordando o vagabundo e a florista, em Luzes da Cidade
Vevey também é conhecidíssima por ser a sede mundial da gigante Nestlé. Lembrando um pouco da história, no apogeu na Belle Époque, no final do século XIX, o chocolate ao leite foi descoberto, aqui, por Daniel Peter.
Após vários anos de pesquisa, ele combinou o leite em pó desenvolvido por Henri Nestlé, com cacau. Henry acabou fundando a Nestlé que, atualmente, é uma das maiores empresas fabricantes de alimentos, bebidas e chocolatados do mundo.
Aqui também existe o Alimentarium, o Museu da Alimentação. Esse museu foi fundado pela Nestlé e conta a saga da empresa, além de apresentar, de maneira interativa, vários aspectos da nutrição humana.
Museu da Alimentação da Nestlé
Alimentarium, o museu da Nestlé
O pôr do sol, no final da tarde, é um convite para contemplarmos a linda paisagem das montanhas, refletidas nas águas cristalinas do lago.
Momentos de contemplação da natureza
No final do dia, aproveitamos para brindarmos essa oportunidade única, que estamos tendo, de viajarmos pelo mundo e apreciarmos alguns belíssimos espetáculos da natureza, como este aqui em Vevey!
* * * * *